sábado, 6 de abril de 2013

unBELIZEable !!

                        
Imaginem um país que, apesar de ter o tamanho de Santa Catarina, foi sede de importantes cidades do mundo maia. Foi também parte da América Espanhola (pertencia à Guatemala), mas sofreu pouca influência desta já que, por não ser território de grande importância econômica e estratégica na época, não recebia muita atenção da metrópole e era alvo constante de ações de piratas, especialmente ingleses, que povoaram a região durante muito tempo (por isso o inglês lá é mais falado que o espanhol)...tanto tempo que acabou tornando-se colônia britânica em uma manobra muito esperta. Os ingleses prometeram à Guatemala a construção de uma ferrovia no norte do país, que desembocaria no porto de Belize City (antiga capital) e ajudaria no escoamento dos produtos da região. Em troca, aquela pequena área habitada por maias, ex-escravos de origem africana, descendentes de espanhóis e piratas ingleses; que falava inglês, garífuna, creole e espanhol; que só tinha florestas e ilhas calcáreas, além da segunda maior barreira de corais de mundo; enfim, aquele fim de mundo, seria parte do império britânico. Prometeram, mas não cumpriram... a tal ferrovia nunca saiu do papel, mas Belize tornou-se mais um país súdito da monarquia inglesa.

Esse caldeirão é muito marcante. É difícil imaginar em um país tão pequeno e com tão pouca gente (menos de 300 mil habitantes) uma diversidade cultural e étnica tão grande. Isso porque não estou falando dos indianos que vieram para povoar o interior e os chineses, que são proprietários de todas as vendas e mercados que possam existir no lugar!
Belize não oferece uma variedade muito grande de atrações. Quem vem a este país o faz por 2 motivos : suas praias e ilhas (os Cayes) e mergulho em uma das maiores barreiras de coral do mundo (além do Blue Hole, que falaremos mais adiante) com uma variedade absurda de vida marinha. De quebra há uma ou outra ruína maia, mas ninguém vai para lá só para ver isso, já que a Guatemala e Tikal estão ali ao lado!
O ponto de partida é Belize City, ex-capital e maior cidade do país; um lugar feio, sem nenhuma atração e que deve passar batido! Conheça somente um dos dois piers, onde se pega os barcos para os Cayes (San Pedro water taxi Express ou Belize water taxi Express) e tchau, não perca tempo!
Os dois principais Cayes visitados no país são Caye Caulker e a ilha de San Pedro (em Caye Ambergris), ambos próximos da costa (cerca de 45 minutos de barco a partir de Belize City) e próximos entre si (30 minutos de barco). Os barcos que saem do continente sempre param primeiro em Caye Caulker e seguem para San Pedro. A escolha em qual delas ficar vai depender do tamanho do seu bolso e de que tipo de viagem planeja fazer.
San Pedro é a “isla bonita”, mundialmente famosa pela música da Madonna. Lá você encontra os grandes resorts, carros, ruas asfaltadas, shoppings, enfim, toda estrutura para quem procura conforto e “turismo empacotado”, ou seja, é ideal para quem gosta de gastar mais para se sentir sempre em Cancún, independentemente de onde você esteja. Caye Caulker é a alternativa, não só por ser (bem) mais barata, mas muito mais tranquila e que te permite um contato muito maior com a realidade do país.
Em Caye Caulker as ruas ainda são de terra e pode-se fazer tudo a pé. Os únicos carros em circulação são carrinhos de golfe, usados para transportar os preguiçosos ou quem chega com malas pesadas demais para carregar até a pousada. As casas ainda são, em sua maioria, de madeira e tudo é muito simples, porém aconchegante. Não há praia propriamente dita na ilha, não existe aquela areia branquinha e fofa seguida pelo mar... as águas verdes e transparentes do caribe começam diretamente da terra “dura”... é diferente do que estamos acostumados, mas não deixa de ser bonito. Dá para tomar aquele banho de mar tranquilamente! Isso sem contar o snorkeling, ali mesmo, a 3 metros da “praia”, com variedade de peixes e até mesmo raias!! Aliás, a vida marinha é a grande atração do país!
 
 
Por ter uma grande barreira de corais bem próxima ao continente, a variedade de vida marinha é enorme! Peixes dos mais diversos tamanhos e cores, tubarões, raias, moreias, tartarugas... todos disponíveis para quem quiser fazer simplesmente snorkeling ou encarar as profundezas do quente, mas nem sempre calmo, mar do caribe! Por falar em profundezas, é por aqui que encontramos um dos mais famosos “blue holes” do mundo! Os blue holes são espécies de “cavernas” verticais no meio de oceanos, lagos ou rios, formados das mais diversas e variadas maneiras possíveis, mas que produzem o mesmo efeito: te levar para profundidades incríveis, onde quase nenhuma luz chega e formas de vida marinha diferentes das habituais vistas em mergulhos, podem ser encontradas. O Blue Hole do Belize não é o mais profundo, tem cerca de 125 metros, mas é o mais largo, com cerca de 305 metros de diâmetro. No passeio que leva até lá, ainda tivemos a oportunidade de passar pela praia mais bela da viagem até o momento: a Half Moon Caye, com areias brancas, mar azul esverdeado, coqueiros, pássaros, enfim, o paraíso! Outros pontos imperdíveis são o Hol Chan e o Shark Ray Alley, que serão abordados posteriormente em um post específico sobre mergulho no Caribe!
Caye Caulker é um local para relaxar, curtir o mar do caribe, tomar um sol e mergulhar. Ah, e ver o nascer e o por-do-sol, claro! Os mais belos que já vimos! E ainda bem que relaxamos nesses dias, por que a viagem de barco para o México, em um mar bem agitado e com chuva na cabeça, não foi nada fácil! Mas essa história é para um próximo capítulo! Belize é parada obrigatória para os amantes de mergulho e para quem gosta de relaxar apreciando o mar do Caribe!


Nenhum comentário:

Postar um comentário