sexta-feira, 6 de junho de 2014

Vietnã : A maior surpresa do Sudeste Asiático!


O Vietnã é um país diferente dos seus vizinhos no Sudeste Asiático. É um local que desperta sentimentos contraditórios, muitas vezes ao mesmo tempo! A beleza ainda convive com as sequelas de uma guerra ainda muito recente, a tradição e simplicidade agora abrem espaço para arranha-céus modernos e uma das economias que mais crescem no continente... isso tudo sem falar na fusão de sabores da sua culinária, que mistura o melhor do ocidente com o melhor do oriente! O Vietnã realmente é aquele tipo de lugar que você ama ou odeia, mas nunca fica indiferente!


Viajar pelo Vietnã não é tão complicado como imaginamos que seria, mas está longe de ser algo fácil! Alguns medos que tínhamos antes de chegar, baseados em depoimentos de colegas e "dicas" de guias de viagem, foram completamente "detonados", assim que chegamos por lá! Lemos em vários lugares para tomarmos muito cuidado com os vietnamitas, que o tempo todo tentariam nos trapacear, dar dinheiro falso, troco errado, vender tours que não existem... grande bobagem!! O povo oriental é no geral bem mais honesto que o ocidental, mas os vietnamitas, em especial, são campeões! Era comum vermos pessoas deixarem suas bolsas em bancos de praças e se afastarem para tirar fotos, sem qualquer receio de que algo pudesse acontecer. Em momento algum nos sentimos enganados ou passados para trás! Mito desfeito!!


Mas, como todo país que tem forte presença do Estado (o Vietnã é um dos poucos países do mundo que ainda é governado pelo partido comunista), a burocracia está presente em tudo. Primeiramente, para entrar no país, é necessária uma espécie de "carta-convite", que você pode obter pela internet, em sites como o www.myvietnamvisa.com, pagando uma taxa de 10 dólares. Chegando no país, após preencher uns 5 formulários, esperar uns 30 minutos e pagar mais 50 dólares, você recebe seu cobiçado visto. Outra burocracia que é muito chata e que gerava bastante ansiedade a cada check-in, é o fato de que em todos os hotéis eles simplesmente retém seu passaporte e só o devolvem na hora do check-out, depois de pagar as diárias, claro! Nunca tivemos problemas com isso, mas era sempre aquela angústia!


Outra dificuldade que existe por lá é relacionada aos deslocamentos, seja dentro das cidades, seja entre elas. Como o país é extenso, as viagens são sempre longas. Andar de trem é uma opção que muitos mochileiros usam por ser bem mais em conta... mas o tempo de viagem e o conforto são inversamente proporcionais ao preço! Viajar de ônibus por lá também é uma opção barata... mas é uma experiência que nunca mais queremos ter na vida. Além da lentidão, os ônibus por lá são organizados de maneira muito estranha, com 3 fileiras e beliches, em que quase 50 passageiros ficam deitados em um espaço minúsculo, um em cima do outro!! Claustrofóbico! Preferimos, na maior parte das vezes, o transporte aéreo mesmo. A Vietjet, companhia de baixo custo local, é muito barata, eficiente e pontual. Além disso, os aeroportos são modernos e confortáveis... recomendamos fortemente esta opção!!


Já nas cidades, o transporte público é praticamente inexistente, sequer conseguimos encontrar táxis... mas para isso existe uma explicação bem razoável: as famigeradas scooters, aquelas "motinhas" parecidas com bicicletas motorizadas e que dominam o cenário na Ásia! No caso do Vietnã, a situação é algo fora do comum! O país tem cerca de 90 milhões de habitantes e Ho Chi Minh (ou Saigon, como preferir), ao redor de 7,5 milhões... com 5 milhões de scooters!! É praticamente uma para cada habitante!! O cenário é surreal, mas mais bizarro ainda é o trânsito das grandes cidades, o mais caótico do mundo, na nossa opinião!!


Antes de mais nada, praticamente não existem semáforos... o que não significa que os poucos existentes sejam muito respeitados. A pergunta que se faz, então, é : Como fazer para atravessar uma rua?? Olha, existe uma técnica! Primeiramente, nunca, mas nunca mesmo, olhe para os lados. Escolha um local da rua, fixe em um ponto do outro lado e simplesmente vá... você vai perceber que uma mágica acontece! As motinhas simplesmente passam ao seu lado, sem te atropelar! No começo é meio assustador e a certeza do atropelamento é quase certa... mas sempre saímos ilesos. No começo esperávamos alguns locais atravessar e íamos no "vácuo", mas depois que pegamos o jeito, era até divertido! Só não faça como os europeus, que levantavam o braço e andavam em zigue-zague no meio da rua, além de mais arriscado, é muito ridículo! Ah, cuidado, lá a calçada também é via para circulação de scooters!!



Mas calma, o Vietnã não tem só bizarrices, muito pelo contrário!! Além das belezas naturais, como florestas, montanhas e praias, a culinária vietnamita é uma das melhores do mundo e o povo, sem dúvida, um dos mais solícitos e simpáticos! 


Não tem como não se encantar com a simpatia e solicitude dos vietnamitas! Sempre sorridentes, estão o tempo todo tentando agradar e ajudar! Não existe cara feia e mau humor, apesar da vida difícil e sofrida que levam por lá! Mesmo não dominando muito o inglês, eles irão desdobrar-se em 10, se for necessário, para ajudar um turista em apuros!
Em relação às atrações, o Vietnã tem muitas e das mais diversas! 


As grandes cidades, como Hanói e Saigon, oferecem museus interessantíssimos, como o das Memórias da Guerra, que fornece o ponto de vista do outro lado da história, aquele que os filmes de Hollywood não mostram, especialmente no que diz respeito às vítimas do "agente laranja" e seus descendentes, que até hoje sofrem consequências irreversíveis de um tempo em que muitos deles sequer haviam nascido! Palácios históricos, arquitetura francesa, arquitetura chinesa, tradição, tecnologia...enfim, não há lugar em que o ocidente e o oriente estão tão misturados!


As paisagens do país também são estonteantes! Aliás, uma das sete maravilhas da natureza está lá, a fantástica baía de Ha Long e suas águas quentes e cristalinas, cercadas por altas rochas e montanhas escarpadas. Fazer um cruzeiro de "junkie" (o barco vietnamita clássico) de 2 dias por lá, com direito a provar as mais deliciosas iguarias da culinária local e ter aquela paisagem de fundo, foi sem dúvida um dos melhores programas de toda viagem! Mas não para por aí! As praias do litoral central, em especial a charmosa Hoi An, e suas ilhas, não deixam nada a desejar para as praias da Tailândia ou do Caribe. Mas se você quiser montanhas, no norte do país também tem!!


No Vietnã 90% da população se declara sem religião. Não sabemos se isto é realmente real ou se ainda é influência do rigor e censura que o partido comunista impôs no início (já que a maioria deles sempre tem alguma referência budista em casa ou no trabalho) mas ainda existem por lá belíssimos templos e pagodas. Isso sem falar nas impressionantes catedrais católicas góticas!! Isso mesmo, catedrais, já que durante muitos anos o Vietnã foi uma importante colônia francesa no sudeste asiático! Aliás, esta influência francesa produziu uma arquitetura e culinária únicas no mundo!


A cozinha vietnamita tem altos e baixos. Por ser uma mistura da tradicional culinária chinesa com a clássica culinária francesa, pratos excepcionais e pratos horrorosos surgiram. A maior parte da população, que tem grande influência chinesa, prefere comer, no dia a dia, o Poh, um prato típico que nada mais é que um ensopado de legumes e noodle de arroz, sem sal e sem muito sabor... mas em compensação, nos restaurantes de culinária franco-vietnamita... prepare-se para a maior explosão de sabores que já experimentou na vida!! Não vou me aprofundar em detalhes (haverá um post específico sobre culinária do sudeste asiático), mas as sensações estão presentes em nosso paladar até hoje!! Ah, não podemos esquecer do típico café vietnamita (o país é o segundo maior produtor mundial de café, atrás somente do Brasil), bem forte e de sabor marcante, feito com a variedade robusta e que também discorreremos com mais profundidade posteriormente!
Bom, esta é só a introdução sobre este fantástico país, que desperta as mais diversas sensações em quem o visita e que nos deixou lembranças muito marcantes! Na sequência dos posts, escreveremos um pouco mais sobre cada cidade que visitamos, aguarde!!



Nenhum comentário:

Postar um comentário