sábado, 7 de junho de 2014

Vietnã : Ho Chi Minh ou Saigon, à sua escolha!


A cidade de Ho Chi Minh, conhecida como Saigon antes da vitória do norte comunista sobre o sul franco-americano, não é a capital do país, como muitos imaginam; mas é sim o centro financeiro e cidade mais importante do Vietnã. Não é propriamente uma cidade bonita, mas tem muitas atrações interessantes, como a arquitetura única, que mistura elementos típicos orientais e detalhes clássicos franceses. Além disso, tem importantes museus, como o das Memórias da Guerra, um zoológico gratuito bem divertido, bons restaurantes e aquela infinidade de scooters para todos os lados! Isso sem falar nos túneis de Cu Chi, uma das experiências mais impactantes que tivemos em toda viagem!

Andar por Saigon (vou utilizar mais o antigo nome, que é o preferido dos locais) é uma experiência interessante. Não vou dizer que é um passeio agradável; a todo tempo temos que ficar atentos com as "motinhas" que surgem de todos os lados, as ruas são estreitas e muito movimentadas, quase não há calçadas e as que existem são ocupadas por scooters, cadeiras, mesas, vendedores ambulantes... enfim, é tenso!! Por outro lado, a arquitetura da cidade é bem interessante.

Ex-capital da Cochinchina e posteriormente de toda a Indochina no período de ocupação francesa, é impossível não notar a grande influência dos europeus na cidade. Construções com arquitetura clássica, como a Ópera de Saigon, intercalam-se com edifícios modernos e construções de características orientais. Quando você perde um pouco do medo de ser atropelado e começa a prestar mais atenção nos detalhes arquitetônicos, não tem como não ficar impressionado com a mistura de formas, estilos e cores... e não tem como não notar o grande emaranhado de fios que dominam os postes da cidade... é algo realmente impressionantes, perto dos nossos "gatos" com cabos de luz e telefone, os dos vietnamitas são verdadeiros "tigres"!


Ficamos hospedados, como de costume, na região central da cidade e, por isso, conseguimos explorar as principais atrações a pé, o que é fundamental em uma cidade em que praticamente não há transporte público, sequer táxis! Perto do nosso simpático hotel ficava uma grande praça, onde o dia todo podíamos encontrar locais jogando o esporte nacional e preferido dos adolescentes, o Janzi, uma espécie de peteca que se joga com os pés... incrível a agilidade e habilidade dos vietnamitas!

Aliás, nesta praça pudemos ver também outro hábito local, almoçar sentado no chão! Não bastasse isso, a refeição era geralmente uma sopa, de coloração avermelhada, que eles sugavam com muita voracidade... infelizmente não experimentamos, mas ficamos bem curiosos! Esta imensa praça retangular terminava em uma rotatória, que nos proporcionou grandes aventuras e taquicardia, toda vez que tínhamos que atravessá-la! De lá podemos observar o maior edifício do país e um dos maiores da Ásia, o Bitexco Financial Center.

Um pouco mais adiante está o mercado municipal, com muito artesanato local, comida e corredores minúsculos!! Logo atrás do mercado, começa a parte nobre da cidade, o bairro francês, com suas avenidas mais largas, arborizadas, edifícios coloniais europeus, alguns arranha-céus modernos e muitos restaurantes. É ali que fica, também, a prefeitura da cidade, um belo palácio de arquitetura francesa, com uma enorme estátua do "pai da nação" e que dá nome à cidade, Ho Chi Minh, o líder da revolução comunista. Seguindo bairro adentro, chegamos em uma das principais atrações da cidade, o War Remnants Museum, algo como o museu dos resquícios da guerra.

Este museu deveria ser uma visita obrigatória a todos ocidentais que cresceram assistindo Rambo e outros filmes sobre a "Guerra do Vietnã", que por lá é chamada de Guerra Franco-Americana (faz todo sentido) e acham que os vietnamitas são os piores demônios que existem na Terra e os americanos são uns coitadinhos, que só estavam lá pela "paz". Logo ao entrar, a primeira coisa que vemos são tanques, helicópteros e aviões que foram conquistados pelos norte vietnamitas durante a guerra. Mas o mais surpreendente está lá dentro.

Não é um museu que tem muita peças de valor histórico, o mais impressionante lá, na verdade, são as fotos e as histórias, aquelas que os filmes de Hollywood não contam. São relatos dos horrores e abusos cometidos pelos exércitos invasores e pelos próprios vietnamitas que, no final das contas, também estavam lutando entre si. Mas a sala mais impressionante é a que fala sobre o agente laranja e o maior ataque químico que um país já proferiu a outro na história! Antes de voltar para casa, os americanos pulverizaram toneladas e toneladas deste produto, causando muitas mortes e, o que foi muito pior, contaminação do solo e das águas, que formam até hoje gerações de vietnamitas com deficiências de origem genética das mais chocantes! Não tiramos fotos desta sala, não conseguimos... Foi realmente uma experiência muito impactante!

Seguindo nosso tour, passamos por locais curiosos, como a Basílica de Notre-Dame de Saigon, uma catedral gótica bem no meio da cidade, e a Central dos Correios, um prédio muito bonito e estiloso, com detalhes riquíssimos em seu interior e onde encontramos os cartões postais mais baratos de toda viagem! Seguindo em direção ao sul, chegamos ao divertido complexo que inclui o Jardim Botânico e Zoológico de Saigon. Por um preço irrisório, cerca de 3 reais, é possível visitar os belos jardins de estilo europeu e ver os coitados dos animais sofrendo com aquele calor e umidade absurdos do país! Aliás, aqui vale um comentário à parte, o Vietnã é, sem dúvida alguma, o país mais quente que visitamos em toda viagem!! A temperatura, mesmo à noite, nunca ficava menor que 30 graus... mas isto não é o pior, o que mais desgasta é a umidade, nunca inferior a 80%... a Amazônia é o Saara comparada a Saigon!!

Para encerrar as atrações na cidade, temos o Palácio da Reunificação, a antiga sede de governo do Vietnã do Sul e que teve em sua invasão o marco da vitória do Norte comunista, ao final da guerra. Ele hoje funciona apenas como museu e como "sala de visitas" para chefes de Estado em visita à cidade. Agora o dado mais curioso, ele foi mantido praticamente do mesmo modo que estava no dia de sua tomada, há quase 40 anos atrás!! Lá podemos visitar praticamente todos os aposentos, as salas de conferências, quartos e o um incrível bunker, de onde os líderes comandaram o país até o dia da rendição e reunificação nacional.

Para encerrar nossa passagem por Saigon, visitamos os famoso túneis de Cu chi, cerca de 80 Km da capital. Os túneis foram uma estratégia muito utilizada pelos vietcongs para resistir aos exércitos do Vietnã do Sul e ao exército americano. Estes, especificamente, consistiam em uma verdadeira e gigantesca cidade subterrânea. Os vietcongs passavam por vezes meses em seu interior sem sair sequer uma vez! Dormiam, cozinhavam, faziam planos, enfim, tudo dentro destes minúsculos túneis com pouco mais de 1 metro de altura e uns 80 cm de largura.

Em suas partes mais profundas, salões se abriam algumas vezes a dezenas de metros da superfície. Estes túneis não tinham qualquer tipo de iluminação e o sistema de ventilação era muito precário... em um local onde as temperaturas oscilam entre 30 e 40 graus e a umidade maior que 80%, você pode imaginar o que isso representava. Entre as atrações do local, como alçapões e armadilhas das mais engenhosas, é possível também entrar nestes túneis... não conseguimos percorrer nem 20 metros dentro deles, sensação horrorosa! Para encerrar o tour em Cu Chi, para os que tem total falta de bom senso e gosto mórbido por bizarrices, você pode atirar em alvos, usando desde revólveres até metralhadoras, em um estande de tiro que existe no local... aliás, isto contribui para o tour por lá ser ainda mais angustiante, porque além da mata fechada, calor e aqueles túneis e armadilhas, a todo momento você escuta tiros e rajadas de metralhadora, sem saber de onde vem...
Bom esta foi a nossa primeira cidade neste fantástico país, agora rumo à região central e toda sua história e belas praias!



Nenhum comentário:

Postar um comentário