sábado, 10 de maio de 2014

Top 10 restaurantes da viagem


Em uma viagem de 9 meses de duração, ficando em média 3 a 4 dias em cada cidade, na maior parte das vezes em quartos de hotéis, é difícil preparar sua própria comida. Foram poucas as vezes em que isso aconteceu; na maior parte do tempo, as nossas refeições foram feitas mesmo em restaurantes, dos mais diversos tipos, categorias e preços. Foram centenas deles ao longo desse período e a escolha não foi fácil, tendo deixado alguns espetaculares fora da lista. Nossos critérios principais foram o preço, o serviço e, claro, a qualidade da comida. Em alguns deles fomos diversas vezes, em alguns fomos uma única (mas marcante) vez, mas no final estes 10 restaurantes mereceram estrelas no guia do Um Mundo Pela Frente! São eles, pela ordem :

10) Galaxy Diner : Flagstaff - Estados Unidos


Esta foi uma surpresa em nossa passagem pelos Estados Unidos. Não é exatamente um local de excelência e sofisticação culinária, bem longe disso! É um tradicional diner norte-americano encravado no meio da Route 66 com tudo que um restaurante deste tipo precisa ter : a music box, o balcão, as mesas enfileiradas com bancos no lugar de cadeiras e a comida típica do país, os hambúrgueres e batatas fritas muito bem servidos e feitos no capricho...ah, claro, sem esquecer dos enormes milk-shakes! Foram, sem dúvida, as refeições mais calóricas da viagem!!

Avaliação tripadvisor : Galaxy diner


09) Dali Courtyard : Pequim - China


Apesar da culinária chinesa não nos ter agradado, Pequim conta com dois restaurantes na nossa lista top 10! Neste, especificamente, fomos somente uma vez, mas foi realmente surpreendente! Primeiramente, demos muita sorte em conseguir uma mesa, pois havia uma desistência quando chegamos... sim, o lugar era disputadíssimo e tínhamos que ter feito reserva! E qual a graça do lugar? Antes de mais nada, você chega e não há cardápio para as comidas, somente as bebidas! Isso mesmo, o menu é surpresa! São duas entradas, três pratos principais e uma sobremesa; tudo muito gostoso, da típica culinárias chinesa, mas com toques da cozinha internacional. Foi realmente uma das maiores surpresas culinárias da viagem!
Avaliação tripadvisor : Dali Courtyard


08) Zé Manel dos Ossos : Coimbra - Portugal


Restaurante mais tradicional de Coimbra, ele é minúsculo, tem apenas 6 mesas para cerca de quatro pessoas, e é tomado de papéis nas paredes com recados de pessoas de todo o mundo elogiando as delícias de lá. As filas são sempre imensas (não fazem reserva) e, mais uma vez, demos bastante sorte de conseguir uma (na segunda tentativa)! E valeu a pena. O prato mais tradicional de lá são os "ossinhos", mas o mais famoso e realmente saboroso é a feijoada de javali!! Parada imperdível para quem vai visitar a cidade da universidade mais famosa do país!
Avaliação tripadvisor : Zé Manel dos Ossos


07) La Central Antillana : Cartagena de Índias - Colômbia


A primeira surpresa gastronômica da viagem, este típico restaurante caribenho serve uma deliciosa variedade de frutos do mar, com os temperos típicos da região e uma mistura agridoce imbatível. Foi a melhor cazuela, o melhor peixe, os melhores frutos do mar e o melhor arroz de coco de toda viagem! O ambiente, bem característico do caribe, com tudo feito de madeira, amplas varandas e aqueles enormes ventiladores de teto, dão um ar ainda mais especial para o lugar. Pela noite, um dj toca os clássicos da rumba! Ah, e não esqueça de pedir a limonada de coco para acompanhar!
Avaliação tripadvisor : La Central Antillana



06) Merulana Café : Roma - Itália


É claro que este não é o melhor restaurante de Roma (pelo tripadvisor ele é o número 982 de mais de 8 mil), mas foi nosso preferido na capital italiana e onde comemos massas deliciosas, especialmente o nhoque, o melhor de nossas vidas! Preço muito acessível, serviço muito bom, boa carta de vinhos e comida sempre deliciosa, fizeram este pequeno restaurante de bairro um dos nossos preferidos em toda viagem!
Avaliação tripadvisor : Merulana Café







05) Gostilna Dela : Liubliana - Eslovênia


Surpresa agradabilíssima da viagem, este restaurante tem uma proposta bastante diferente. Comandado por estudantes de gastronomia, eles não oferecem muitas opções de cardápio; na verdade, são dois menus e você escolhe uma entrada, um prato principal e uma sobremesa, entre as duas opções oferecidas, mais ou menos como se fosse uma "restaurant week". A comida é saborosíssima, de alta gastronomia, e o preço inacreditavelmente baixo, algo em torno de 5 euros um prato como esse ao lado! Recomendamos fortemente a cidade e este restaurante, sem dúvida alguma!!
Avaliação tripadvisor : Gostilna Dela



04) Mr. Shi´s Dumplings : Pequim - China


Segundo representante chinês desta lista, este pequeno restaurante, frequentado por estudantes estrangeiros que estão fazendo cursos na cidade, nos ofereceu os melhores guiozás da viagem... e olha que foram muitos, incluindo aí um restaurante estrelado do guia Michelin que visitamos em Singapura! Único lugar em que pudemos consumir estas iguarias fritas, o simpático Mr. Shi, que estava sempre por lá, oferecia mais de 60 variedades de recheio para os famosos bolinhos, fritos ou (tradicionalmente) cozidos. Outros pratos da culinária chinesa também podem ser encontrados por lá, mas as vedetes são realmente os guiozás! Em um final de tarde, com uma caneca de cerveja gelada... imperdível!
Avaliação tripadvisorMr. Shi´s Dumplings


03) Warung Totemo : Bali - Indonésia


Este talvez tenha sido o restaurante que mais frequentamos durante a viagem e vários motivos contribuíram para isso. Primeiro e principal motivo : a comida realmente deliciosa. Acho que experimentamos todos os pratos disponíveis no cardápio e nenhum decepcionou! Segundo motivo : o preço. Comíamos entrada, prato principal, bebidas e sobremesa por 12 dólares... o casal!! Não bastasse tudo isso, ficava ao lado da nossa pousada e tinha wifi grátis! Só em Bali mesmo para ter um lugar desses!!
Avaliação tripadvisor : Warung Totemo


02) Hemlock : Bangkok - Tailândia


Já havia conhecido este restaurante na primeira vez que estive em Bangkok e pude reconfirmar, o Hemlock é disparado o melhor custo-benefício da viagem! Tendo um cardápio que deve ter ao redor de uns 100 pratos diferentes, com invenções inovadoras da culinária tailandesa, em pratos caprichadíssimos e de alto padrão. Perdemos as contas de quantas vezes jantamos por lá e de quantos pratos diferentes provamos... mas o que nunca perdemos lá foi dinheiro, com uma média de 20 dólares a refeição do casal, com bebida! Na capital tailandesa, parada obrigatória!
Avaliação tripadvisor : Hemlock


01) Morning Glory : Hoi An - Vietnã


Nosso número 01 é um restaurante mundialmente famoso! Encontramos vários viajantes que passaram por Hoi An e todos era unânimes em afirmar : o Morning Glory era um dos melhores restaurantes que já haviam estado em suas vidas! Bom, nós entramos para esta lista também...e não é sem motivos! Tudo, mas realmente tudo lá, é espetacular : os tradicionais rolinhos primavera, os pratos agridoces feitos a base de pato ou carne suína, os ensopados... não dá para dizer o que é melhor! Não bastasse a beleza da cidadezinha de Hoi An, você ainda pode fechar suas noites com uma das melhores refeições da sua vida!
Avaliação tripadvisor : Morning Glory

Nenhum comentário:

Postar um comentário