sexta-feira, 19 de abril de 2013

Cuba : Havana, la vieja...


Antes de mais nada, existem duas maneiras de se visitar Cuba : com pacote turístico, dentro de confortáveis ônibus com ar condicionado, "protegidos" dos "jineteros" por guias locais, sem travar qualquer tipo de contato com a população nas ruas, almoçando nos restaurantes indicados e dormindo em confortáveis hotéis de redes internacionais onde a internet funciona e o sinal da TV estatal sequer está liberado... ou, a segunda maneira, realmente conhecendo o país e suas peculiaridades! Logicamente, fizemos da segunda maneira... não é fácil, mas é muito melhor e recompensador!
A primeira coisa é escolher uma casa de família, e a que recomendamos, não só pela qualidade dos quartos e serviços, mas também pela simpatia e cordialidade dos anfitriões, é a Casa 1932. Uma casa de família, na verdade, é uma espécie de pousada; você tem seu quarto com banheiro, ar condicionado, televisão, café da manhã, além de poder conviver um pouco com uma real família cubana, ouvir suas histórias, saber o que pensam... enfim, entender um pouco como funciona essa pequena ilha tão falada mundo a fora. A segunda coisa, é ter disposição para "bater perna" e percorrer as belíssimas ruas de Havana, com seus prédios corroídos pela maresia e, principalmente, pelo tempo e falta de manutenção adequada. O terceiro fator, é ter paciência e saber usar a seu favor a abordagem dos "jineteros", figuras clássicas de Havana, podem ser comerciantes, taxistas, vendedores ou simplesmente pessoas atrás de algum troco e que te oferecem de tudo, sempre com um sorriso no rosto, mas normalmente esperando uma "propina" em troca. E para encerrar, em quarto lugar, é obrigatório a qualquer um que vá a Havana, ou qualquer outro local em Cuba, comer em uma casa de família ou algum "paladar"... a comida é muito boa e você pode ter a oportunidade, como nós tivemos, de comer uma lagosta gigante, preparada na manteiga e molho a base de milho por 20 dólares! Ah, quase ia esquecendo, andar em um dos "carros clássicos" é mandatório!

Isso posto, vamos falar de "la Habana" propriamente dita. No nosso primeiro dia resolvemos aceitar um tour proposto por nosso anfitrião, Luís Miguel, que consistia em visitar os principais edifícios art decó da cidade, em um mercedes 1956! O tour visita vários prédios históricos e de grande importância para a cidade e que normalmente não são conhecidos da grande maioria dos turistas. Vamos citar dois, imperdíveis : o edifício Bacardi, da família que produz o famoso rum, e que permite uma vista sensacional do centro e de Habana Vieja, e o hotel Nacional, o mais famoso e importante da cidade,antigo cassino e palco de encontros da máfia americana na década de 50; hoje frequentado por astros e estrelas de cinema que vão ao festival internacional da cidade ou por pobres mortais, como nós, que vão para lá usar o wifi do centro de negócios ou tomar um mojito vendo o por-do-sol. O tour passa ainda pela praça da Revolução, onde estão os famoso murais de Che Guevara e Fidel Castro, na parede de prédios públicos; o monumento à revolução, a construção mais alta, no ponto mais alto da cidade; a estátua de José Martí, o maior herói do país, responsável pela sua independência; e a sede do partido comunista cubano, logo atrás de tudo isso.
O outro eixo turístico de Havana, é o Centro Habana. O ideal, para explorar essa região, é começar pela Malecón, a famosa avenida beira-mar da cidade, em que se pode admirar o caribe calminho ou jorrando água para cima dos carros nos dias de maré alta e ventania. A partir dali é só pegar o belo paseo del Prado e seguir até o parque Central, uma das belíssimas praças da parte histórica da cidade. Nesse caminho você ainda encontra o imperdível Museu da Revolução, pobre em peças, mas muito rico em história, para quem quiser saber o que aconteceu do ponto vista de quem estava lá dentro do movimento. Logo ao lado está a "Floridita", bar que ficou famoso por ser frequentado por Hemingway e que até tem uma estátua de bronze do famosos escritor, no local do balcão em que costumava ficar. Para encerrar esse "eixo", no final do paseo del Prado, após inúmeras e belíssimas construções do barroco cubano, encontramos o Capitólio, construído nos moldes do americano, em Washington (antes da revolução, obviamente), e que está fechado para reforma de seu museu. Outras atrações da região são um dos inúmeros fortes de Havana, na Malecón e o museu de belas artes.
 
Sem dúvida, a principal atração turística de Havana é a Habana Vieja. Local onde começou a cidade, lá estão os principais restaurantes, as mais belas praças e ruas, os prédios mais bem conservados, a agitação noturna e... muitos jineteros! O melhor, novamente, é começar pela Malecón, na altura de outro forte ali localizado. Caminhando por suas ruas estreitas e casario colonial bem preservado (talvez o único lugar na cidade em que isso aconteça), a primeira das grandes praças (são quatro ao todo) a ser encontrada, é a Plaza de Armas. Esta é a única que tem um jardim central, com fontes e bancos, está de frente para o bom Museu Nacional e cercada de cafés e restaurantes. Seguindo mais adiante, encontramos a Plaza de la Catedral que, como o próprio nome diz, abriga a Catedral de Havana e outros museus, além, claro, de mais restaurantes e cafés. A praça seguinte, a de San Francisco de Assis, é assim chamada por ter uma igreja em homenagem ao santo. É a menos charmosa das 4. A última é a plaza Vieja, que apesar do nome, é a mais nova das 4, também é cercada de cafés e restaurantes e tem uma bela fonte no meio. Habana Vieja é o local ideal para belas fotos, boa gastronomia e comprar artesanato e lembrancinhas em geral.
 
Outro local imperdível em Havana é a região dos fortes: o de San Carlos de la Cabaña e o dos Três reis Magos do Morro. Localizadas no alto de um morro, do outro lado da entrada do porto, atravessando o canal de entrada, as duas fortalezas dominam a paisagem para quem está caminhando pela Malecón em direção ao centro e formam junto com o Castillo de San Salvador de la Punta e o Castillo de la Real Fuerza, que se encontram próximos a Habana Vieja, o quarteto de defesa montado pelos espanhóis para proteger seu território. O primeiro forte, mais bem preservado em relação à sua estrutura original, contém vários canhões da época e uma belíssima vista do "skyline" de Havana, além de um farol, ativo até hoje. O segundo, bem maior que o primeiro, abriga em seu interior um conjunto de casas em estilo colonial em que estão localizados o museu das armas e a "comandância del Che", casa em que viveu o comandante e de onde despachava na época em que era ministro de Estado. Neste forte é também realizada a cerimônia do "cañonazo", tiro realizado por um canhão de época, sempre às 21:00 em ponto, e acompanhado por vários flashs e celulares.
 
 
E para encerrar, quem disse que Havana não tem praia? Tem sim, e é bem bonita, não deixa nada a desejar às outras do caribe nem a Varadero! São as Playas del Este, como a de Santa Marta, a mais famosa, com aquela já conhecida areia branca e mar azul esverdeado. Elas ficam a cerca de 20 Km do centro e podem ser acessadas de táxi ou, como fizemos, pelo Havana Bus Tour, um daqueles ônibus turísticos em que você paga um preço fixo e pode descer e subir quantas vezes quiser naquele dia. Usamos para fazer os fortes e a praia, que ficam no mesmo caminho, e sai mais barato que táxi!
Havana é uma cidade que a princípio causa um certo estranhamento, até mesmo desconforto, assim que você chega. As ruas do centro, que estão repletas de reformas, com prédios muito mal conservados, parecendo recém saídos de um bombardeio da OTAN, mal iluminadas durante a noite... deixam aquele mais receoso certo de que se meteu em uma roubada... mas garanto que é só uma impressão! Havana é encantadora e sua beleza arquitetônica deve ser apreciada com calma, entendendo o que se passou e o que se passa nesta cidade que desperta vários e distintos tipos de sentimento, mas nunca a indiferença! Faça um favor a si mesmo e ao povo cubano, se for para lá, fique em casas de família, ande pelas ruas, coma em paladares... se for para ficar em mega hotéis e "protegido" por ônibus e guias de turismo... melhor ir para Miami...
 
 


Nenhum comentário:

Postar um comentário