quarta-feira, 10 de julho de 2013

Kyoto : a cidade dos templos


Kyoto foi por mais de mil anos a capital do Império japonês. Shoguns e imperadores ali viveram e reinaram, construindo uma cidade das mais belas que visitamos até o momento. A quantidade de templos e palácios suntuosos é impressionante, sempre preservando aquele equilíbrio com a modernidade que é a marca do Japão dos séculos XX e XXI. Os jardins muito bem cuidados e as montanhas cobertas de cerejeiras e outras árvores como "pano de fundo", fazem de Kyoto uma cidade cativante!


Para chegar a Kyoto fomos em um confortável ônibus noturno da companhia Willer Express, cerca de horas de viagem que passaram bem rapidinho. Recomendamos, pela praticidade, conforto e economia! Como chegamos por volta das 07:00 da manhã e só poderíamos pegar as chaves da nossa casa (sim, alugamos uma casa típica japonesa por lá!) ao redor das 10:00, fomos com malas e mochilas conhecer um dos templos mais próximos à moderna e bonita estação central da cidade, os templos Honganji. São imponentes e bonitos, mas nem se comparam aos demais que ainda estavam por vir... mas para ajudar a passar o tempo e como introdução, valeram a pena!


A primeira atração famosa que visitamos foi o antigo palácio dos shoguns, o castelo Nijo. Com seus inúmeros salões de reunião e quartos interligados (para fácil circulação de samurais e gueixas), foi durante séculos a residência dos poderosos militares que governaram o Japão. Seus jardins talvez sejam os mais bonitos de toda a cidade, apesar desta ser uma eleição bastante difícil. Logo ao seu lado está o Palácio Imperial de Kyoto, morada oficial, até o final do século XIX, da família real. Ele não é aberto à visitação, mas seu parque é bastante bonito.


O lado leste da cidade é sem dúvida o mais repleto de templos e belas paisagens de fundo. Começamos o dia no templo de Sanjusangendo, famoso por conter em seu interior uma impressionante (mas impressionante mesmo!) coleção com mil estátuas de buda de cerca de 1,80m de altura, feitas em madeira e folheadas a ouro. Infelizmente não era permitido tirar fotos, mas é até agora uma das obras mais extraordinárias que vimos! Seguindo mais a leste, em direção às montanhas, ainda visitamos outros templos menores, como Kodaiji e seu imenso jardim de areia e bambuzal, até chegarmos ao templo de Kiyomizudera, no alto da montanha, com uma espetacular visão panorâmica da cidade.


Saindo de lá seguimos pelo histórico distrito de Higashiyama com suas casas "medievais" (na verdade, feitas dessa maneira, já que são bem recentes... as originais foram destruídas por terremotos e incêndios), que serviam com lojas de artesanato, restaurantes e cafés. No caminho em direção ao norte ainda passamos pelo Gion, o bairro das gueixas, até chegar ao "Caminho da Filosofia", uma trilha arborizada em direção ao alto da montanha, com vários cafés e restaurantes ao redor e que termina no templo de Ginkakuji, o antigo templo prateado (que não é mais desta cor...). 


No caminho de volta, descendo a montanha, ainda passamos pelo templo de Heian, bastante grande e movimentado, próximo ao centro comercial e museus da cidade. No dia seguinte, rumamos ao norte, em direção ao templo mais visitado da cidade, o templo de ouro ou Kinkakuji; um templo todo folheado a ouro e cercado por um belo lago e jardins (além de muitas e muitas pessoas!). Próximo a ele, pudemos visitar o complexo de templos zen budistas de Daitokuji e Ninnaji, o antigo palácio imperial.


Outro templo importante na cidade é o de Toji, que tem o mais alto "pagode" japonês (aquela construção que parece um edifício com anéis), que fica mais ao sul, próximo ao curioso templo de Fushimi Inari. Este, foi construído na base de uma montanha e, logo atrás dele, foram colocados milhares de arcos vermelhos, os portais, alinhados formando uma caminho até o topo! É uma das construções mais curiosas que vimos até agora e produz um visual bem bonito!


Para encerrar nossa visita, fomos até uma pequena vila nos arredores da cidade, chamada de Arashiyama, muito visada no florescimento das cerejeiras e no outono, por conta de sua imensa montanha recoberta por árvores das mais diversas cores. De quebra, um imenso bambuzal e um rio completam a paisagem. Kyoto realmente nos trouxe muitos bons momentos, excelentes fotos e ótimas recordações. Nenhuma viagem ao Japão é completa sem passar por lá e conhecer o que há de mais belo em arquitetura e natureza na terra do sol nascente! Agora é arrumar as malas e tomar o avião rumo à China!



Nenhum comentário:

Postar um comentário