quinta-feira, 11 de outubro de 2012

Quando tudo começou...




     Não sei bem precisar quando pensei pela primeira vez em dar a volta ao mundo, mas devo parte desse meu interesse a um episódio ocorrido no final dos anos 80, quando eu ainda era um moleque metido a cdf, na sétima série do ensino fundamental. Certo dia, o professor de geografia (lembro o seu nome até hoje, prof. Alberto!), iniciando o módulo "Europa" de seu curso, propôs um desafio aos estudantes : decorar todos os países e suas capitais! Ninguém o levou sério, exceto eu, louco para desafiar aquele "engraçadinho"!
     Foi um final de semana interessante. Peguei um atlas e me debrucei sobre o velho continente. Comecei com os básicos, Itália, França, Inglaterra...e assim foi ao longo de uma manhã. Quando era tarde, percebi que já tinha decorado todas! Foi então que pensei : " E se eu decorar também algumas capitais da Ásia e da África? Aposto que aquele professor não deve conhecer metade delas!". E lá se foi uma tarde passeando pelos quatro cantos do mundo. Países como Brunei, Chade e Laos iam surgindo à minha frente e despertando não só a curiosidade em saber o nome de suas capitais, como também saber o que existia em terras tão desconhecidas e distantes. Comecei, então, a vasculhar a minha coleção novinha da Barsa (quem foi estudante no período pré-internet sabe do que estou falando!) e busquei curiosidades, informações demográficas, fotos... Escalei o Everest, mergulhei no Caribe e fiz vários safáris na África. Enfim, no domingo à tarde eu já conhecia quase todos os países do mundo e suas capitais (naquela época era bem mais fácil, o muro de Berlim tinha acabado de cair...). Pronto, acabava de entrar, ainda sem saber, para o grupo dos "globetrotters"!
     Os anos foram passando e fui alimentando cada vez mais esses sonhos da adolescência. Minha primeira viagem internacional foi um mochilão de 45 dias pela Europa, em 1998. Depois, no ano 2000, 3 semanas pelos EUA. Veio, então, a fase "exótica" das minha viagens (que na verdade persiste até hoje), com visitas ao Marrocos, Guatemala, Camboja, Jordânia...Foram, até agora, 25 países em 4 continentes; o mundo desenhado no meu velho Atlas estava, finalmente, ganhando contornos tridimensionais! Mas ainda não estava satisfeito, faltava algo : uma completa e verdadeira volta ao mundo, como a que fiz em 1 final de semana, há mais de 20 anos e como fez Phileas Fogg, em 80 dias, no mais famoso livro de Julio Verne e que foi, durante muitos anos, meu livro preferido!!

    

     Por várias vezes pensei em concretizar esse sonho, mas sempre havia uma desculpa que eu arranjava, para mim mesmo, enquanto não descobria o que faltava. Em alguns momentos era o dinheiro, em outros o trabalho... Mas nada disso parecia me convencer de que eram realmente impedimentos fortes o suficiente para me fazer desistir. Ao conhecer a Pati, entendi que na verdade não faltava algo e sim alguém! "Um sonho que se sonha só, é só um sonho que se sonha só, mas sonho que se sonha junto é realidade...", já disse Raul Seixas. Para realizar a viagem dos sonhos eu precisava da companhia dos sonhos! Desvendar os mistérios do mundo com alguém que tem o mesmo ímpeto de viver , conhecer e aprender e que ainda por cima é a pessoa com quem você quer passar os (melhores) anos restantes da sua vida e compartilhar tudo de mais fantástico que ela pode oferecer, era o que faltava!!
     Bom, agora não falta mais nada! Quer dizer, ainda falta muita coisa, mas apenas detalhes de ordem prática, o principal nós já temos!! Eu e a Pati decidimos montar esse blog desde já, quando ainda estamos em fase embrionária de planejamento, para mostrarmos um pouco sobre o que é realizar um projeto desses, o que é concretizar um sonho e quem sabe, assim, estimular outros sonhadores que ainda estão um pouco receosos de dar o passo seguinte, seja lá qual for o caminho que desejam percorrer!! Nos próximos posts vamos escrever um pouco sobre nós, nossas expectativas e os preparativos, dando cada um o seu ponto de vista a respeito dessa jornada. Começou!!

Juliano Paes Nogueira

Nenhum comentário:

Postar um comentário