terça-feira, 30 de outubro de 2012

O Roteiro



     A pergunta mais óbvia que um maluco se faz quando decide dar uma volta ao mundo é : E agora, para onde eu vou ? A resposta não é tão simples e depende de uma série de fatores : vistos, conexões e disponibilidade de vôos, interesses comuns dos viajantes, custos... enfim, não dá para abrir o mapa mundi e colocar umas tachinhas aleatoriamente!
     O primeiro passo é escolher aqueles países que consideramos "obrigatórios e imperdíveis". Índia, China, México, EUA (Califórnia) e as savanas africanas eram lugares indispensáveis! Eu também gostaria muito de visitar a Colômbia de Gabriel Garcia Marquez e a Pati queria muito visitar a Grécia. Não tem como não passar pelo sudeste asiático e pela Europa, claro! Ah, já que vamos à China, por que não passar pelo Japão ? Austrália e Nova Zelândia não ficam tão longe assim... O roteiro começava a tomar forma!
     O segundo passo é decidir como vamos de um lugar para o outro! Existem 3 grupos principais que vendem passagens aéreas "around the world", a Star Alliance, a One World e a Sky Team. São passagens aéreas que te dão direito a um certo número de trechos e um determinado número de milhas para completar em um ano, ao redor do mundo. Todas elas têm suas regras específicas e locais de maior atuação, de acordo com as empresas que fazem parte do pool. Nós optamos pela Star Alliance, que possui um grande número de importantes companhias filiadas e tem as melhores conexões, que se encaixam em nosso roteiro (além de render milhas no programa da TAM!). Trechos menores dentro da Europa e do Sudeste Asiático serão realizados por cias low fare como a Air Asia e a Easy Jet . Ah sim, dentro dos países, trens e ônibus (charretes, tuk-tuks, camelos, elefantes...) também serão utilizados.
     O terceiro, e mais doloroso, passo é o dos cortes e ajustes finais. Nessa fase, tivemos, com muito pesar, que excluir a Oceania do nosso roteiro. Austrália e Nova Zelândia não são destinos habituais das empresas aéreas da Star Alliance. Dessa maneira, uma visita a esses dois países iria encarecer muito a nossa viagem, além de serem necessárias várias conexões, o que nos faria perder trechos aéreos e, consequentemente, países visitados. Fica para a próxima!! Para o ajuste final, acrescentamos países que estão no caminho entre dois destinos "obrigatórios" e que são interessantes e pronto, aí está nosso roteiro (provisório, claro...)
     Bom, sem mais delongas, nosso roteiro até o momento :

- saída de São Paulo - Colômbia - Guatemala - Belize - México - Cuba - México - Estados Unidos (Califórnia) - Japão - China - Hong Kong - Tailândia - Singapura - Indonésia (Bali) - Malásia - Camboja - Vietnã - Laos (?) - Tailândia - Índia - Turquia - Rússia (Moscou) - Polônia - Hungria - Eslováquia - Áustria - Eslovênia - Croácia - Itália - Grécia - Egito - Quênia - Tanzânia - África do Sul - Botsuana - Zâmbia - Zimbábue - África do Sul - retorno a São Paulo - Argentina - Chile - Bolívia - Peru e Equador - retorno a São Paulo

6 comentários:

  1. Qual lugar da Áustria? Eu fui para Salzburg há pouco tempo e de lá fui para Munique.... São poucas horas de trem, 2 ou 3, e eu amei Munique....

    Os passes de trem, se comprados com antecedência, saem bem barato. Vejam em Www.bahn.de
    E neste site vcs ainda podem escolher albergues e hotéis pela estação de trem que preferirem....

    Considerem tb alugar bikes nestas cidades, o passeio fica ainda mais gostoso e é super seguro...

    To ficando "excited" com a viagem de vcs!! Bjs

    Pauli

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Pauli,
      Primeiramente obrigada por curtir o blog e por deixar suas dicas. Contamos com a colaboração dos amigos viajantes com elas.
      Munique, Salzburg e Viena vamos conhecer agora em novembro numa visita a minha irmã que mora lá. Mas voltaremos depois a Viena, não porque não conhecemos, mas porque é passagem e pelo que já Lemos sobre lá é magnifico e certamente ainda terão coisas a serem exploradas.
      Continue nos seguindo, ficamos muito felizes com os comentários recebidos.
      Beijos, Pati

      Excluir
  2. Eu fiz um roteiro similar com a star alliance mas escolhi Oceania no lugar da Africa. Juliano, não sei se você sabe mas moro na Australia agora. Se o orçamento de vocês não for muito apertado, dá uma olhada na "flight centre". Uma passagem ida e volta Bali-Sydney pode sair por volta de $600 (ou até menos) e Bali-Perth por muito menos. Laos e o norte da Tailândia são imperdíveis. O passeio de "slow boat" da fronteira para Luang Prabang é desconfortável mas uma experiência única. O norte do Vietnã é bem complicado de viajar e a India centro-norte também (extremo norte é irado). Paciência e tempo são essenciais se for pra lá. Entre Colombia e Guatemala (imperdível - Lago de Atitlan, Semuc Champei, Antígua e Chichicastenago) também acho imperdível San Blás no Panamá e cruzar a fronteira desde bocas del toro até Puerto viejo de talamanca na Costa Rica. Esses foram meus highlights! Muito boa viagem. Se divirtam! Um grande abraço. Henrique F. Togashi

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Valeu pelas dicas Henrique! Eu estava comentando com a Pati agora, que você é a única pessoa que eu conheço que já fez essa volta ao mundo e mais um pouco, hehehe... Então, acabamos decidindo pular a Austrália e NZ também pela falta de tempo, temos algumas restrições com a validade dos nossos vistos e estávamos a fim de fazer uma "slow travel" no sudeste asiático... A Tailândia e o Camboja eu já visitei, mas não o norte...o Laos eu estava meio na dúvida, mas já ouvi muita coisa boa a respeito! Quanto ao Vietnã, estou pronto pra encarar! Bali vai ser para relax... Valeu pelas dicas!! Grande abraço!
      Juliano

      Excluir
  3. Olá casal! Caí aqui no blog de vocês por acaso. Bem legal esse post sobre o roteiro. Só lamentei muito perceber que vocês descartaram Australia, pois é um lugar realmente incrível. Bom, só pra deixar uma dica, caso ainda haja tempo de incluir mais um pedacinho do mundo nesta aventura. Vi que vcs irão passar por Singapura. A SCOOT é uma companhia aérea nova e possui võos partindo de Singapura para Sydney e Gold Coast num preço bem acessível. Minha sugestão é, se vcs conseguissem dar essa escapadela, pegar um trecho Singapura - Sydney e depois Gold Coast - Singapura. E esse trajeto entre Sydney e Gold Coast é possível fazer de trem, conhecendo a costa da Australia. Bom é isso. Boa viagem!!!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá Nath! Pois é, bem que gostaríamos de ir para a Austrália, mas nosso orçamento é meio limitado e o número de milhas permitidas em nossa passagem de volta ao mundo acabaria sendo ultrapassado nessa viagem. Não conhecia essa companhia, Scoot. Dei uma olhada nos preços e eles são realmente bem convidativos! Mas infelizmente, vai ficar para nosso próximo grande tour,que provavelmente será um tour pela Oceania (aí incluindo a Austrália, NZ, Taiti...)! Obrigado pelas dicas!!

      Excluir