domingo, 13 de abril de 2014

Tailândia : Koh Samui, Ao Nang e as praias do sul!


Quando se fala em visitar a Tailândia, automaticamente filmes como "a Praia" vêm à cabeça e aquelas imagens de praias paradisíacas, com águas cristalinas, areias branquinhas e formações rochosas únicas passam a fazer parte dos desejos de consumo... Bom, aquelas praias realmente existem de verdade, mas não são como aparecem... são muito melhores!!

O litoral da Tailândia é muito extenso, já que o Golfo da Tailândia começa bem próximo a Bangkok e vai até a Malásia, ao sul, e ao Camboja, ao leste. Além disso, o país é banhado em seu oeste pelo mar de Andaman... ou seja, não faltam praias e ilhas, para todos os gostos e bolsos, para quem quer contemplar e quem quer badalar, para quem quer aventura ou quer relaxar, quer se isolar ou ficar no meio multidão... São inúmeras as opções! Visitamos dois dos mais famosos destinos de praia do país, a ilha de Koh Samui, no Golfo da Tailândia, e a cidade de Ao Nang, nossa base continental no Mar de Andaman para visitar as espetaculares ilhas da região!

Começamos nossa jornada na segunda ilha mais famosa do país, Koh Samui. Popular por sua infinidade de resorts a preços bastante acessíveis, além das belíssimas praias de águas calmas e esverdeadas, a ilha também é muito procurada por amantes do mergulho, já que este é o principal ponto do país para esta atividade, mais especificamente no parque marinho que fica nas proximidades da ilha vizinha Koh Tao. Claro que a Pati, apaixonada por explorar as profundezas como é, teve que colocar mais uns carimbos em seu log book! Como a ilha é muito grande, existem diversas opções de hospedagem; escolhemos a famosa região da praia de Lamai, por sua localização, bela praia e variedade de opções de restaurantes e serviços que tem por perto. Para quem gosta de badalação, também é um bom lugar. Aliás, por falar nisso, a maior festa rave do mundo acontece bem ali pertinho, na ilha vizinha de Koh Phangan, famosa por sua Full Moon party, que toma a ilha em toda época de lua cheia.

Pegamos um avião no excelente aeroporto da ilha e rumamos direto para aquela que seria a nossa base para explorar a costa do Mar de Andaman, a cidade de Ao Nang. Escolhemos esta cidade baseados na experiência que tive na vez anterior que visitei o país, quando fiquei hospedado na vizinha Krabi, onde fica o aeroporto. Além de ser muito mais barata que a ilha de Koh Phi Phi (onde muitos preferem ficar), tem uma ótima estrutura de transportes, hotéis e restaurantes, além de ter excelente localização, servindo como base para a saída de barcos que exploram as ilhas da região sem precisar fazer as 2 horas de navegação que enfrentam os que preferem ficar hospedados em Phuket. Passamos 5 ótimas noites por lá! O único problema foi o tempo... Período de monções no sudeste asiático é questão de sorte, como tivemos em Bali, no Vietnã, em Singapura... mas no litoral tailandês não tivemos a mesma fortuna...

Não que tivesse chovido muito... chovia, mas dava aquela pancada, bem forte, e em seguida o calor voltava e o Sol reaparecia. O problema maior foi a agitação do mar. Por conta dos fortes ventos, muitos passeios para as ilhas eram cancelados de última hora, por falta de condições de segurança; e em um lugar em que as maiores atrações são as ilhas, não fazer os passeios significa praticamente perder todo um dia... Um dos passeios principais acabamos não fazendo por conta disso, que seria o tour pela Maya Bay (a praia do filme "a Praia") e a famosa ilha de Koh Phi Phi. Já havia feito esse tour em minha primeira visita ao país, mas a Pati acabou ficando sem conhecê-las... o que nos fez prometer que voltaríamos mais uma vez ao país para completar o tour!!

Em compensação, os outros tours que conseguimos fazer foram muito bons!! O primeiro e mais clássico deles é o que passa por 4 ilhas (4 islands tour), com paradas para banho ou snorkeling em todas. A primeira parada é em Koh Gai, conhecida também como Chicken Island, por conta de seu formato, onde se pode praticar um pouco de snorkeling. Em seguida visitamos Koh Tup, uma fina faixa de areias brancas cercada de água, como se fosse um risco branco no mar. Na sequência vem Koh Poda, caracterizada por um enorme maciço rochoso, com a base bem estreita e cume mais alargado, como se fosse um dedo, e que se destaca no meio do oceano e forma uma bela vista para quem está na praia.

O tour termina nas belas praias de Railay e Phra Nang, uma ao lado da outra, interligadas por uma passagem entre as rochas, e que são muito frequentadas por terem ali opções de hospedagem e um pouco mais de estrutura. Também é o local preferido por quem gosta de fazer escalada em rocha. Lá encontra-se também um curioso "templo" em homenagem ao deus da fertilidade: uma caverna com inúmeras estátuas de diversos tamanhos, formatos e cores de... órgãos genitais masculinos, digamos assim... Local bastante procurado pelos turista...

No dia seguinte fizemos um dos melhores passeios de barco da viagem. O dia estava propício para visitar aquela que consideramos a praia mais bonita de toda a viagem, a praia da ilha Hong. Para ser mais preciso, esta não é uma ilha só, e sim um conjunto de ilhas, cuja ilha principal tem uma praia cerca de rochas com vegetação esverdeada e que forma uma mini baía de águas esverdeadas e cristalinas, espetacular! Não bastasse isso, ali ainda existem algumas trilhas onde pudemos ver até mesmo um dragão de komodo! Neste mesmo tour, o barco ainda visita a ilha Daeng e passa por um lago cercado de rochas que fica encravado bem no meio do mar, na ilha Hong! Visual de tirar o fôlego!

Nosso último tour foi o que lá chamam de "James Bond tour". O passeio tem esse nome por visitar uma ilha, a Khao Phing Kan, que se tornou famosa por ser cenário do filme "James Bond e o Homem da Pistola Dourada". Além do famoso local, o passeio pela baía de Phang Nga ainda visita a ilha Talu, com uma fenda no meio da rocha, como se fosse um túnel, por onde os turistas podem fazer um passeio de caiaque. Na volta para o continente, paramos para almoço na ilha Panyee, uma ilha artificial encravada no meio do nada e refúgio de muçulmanos tailandeses, que vivem em grande quantidade na região sul do país. No caminho de volta para Ao Nang, agora já por via terrestre, fazemos uma rápida parada no "templo dos macacos", construído em uma caverna e que tem esse nome pela quantidade de símios que ficam por lá "pegando emprestado" comida, máquinas fotográficas e outros objetos dos turistas mais desavisados.
É isso aí, encerramos nossos 21 dias pela fantástica Tailândia certos de que foram momentos inesquecíveis e que, com certeza, voltaremos ainda muito mais vezes!!


Nenhum comentário:

Postar um comentário