segunda-feira, 15 de abril de 2013

Dez Mitos e verdades (na nossa opinião) sobre Cuba


1) Não há desigualdade social em Cuba - mito (em parte)

Em Cuba não há o abismo social que existe em nosso país, por exemplo. Não se vê mendigos nas ruas, todos têm acesso à saúde e educação de qualidade (de verdade mesmo, não na teoria...), todos tem acesso a lazer e alimentos. Mas nos últimos anos algumas coisas vêm mudando.
Com o bloqueio econômico imposto pelos EUA, que recrudesceu na presidência de George W. Bush, e sem a ajuda econômica da Rússia (e ex-URSS) há quase 20 anos, o governo cubano precisou abrir mão de parte de seu monopólio na administração do turismo no país (contudo, ainda hoje, a maior parte dos hotéis, restaurantes e empresas de turismo ainda são estatais) e abrir terreno para grandes cadeias internacionais de hotéis, com maior capacidade de investimento. Com isso, criou-se uma classe de cubanos que trabalham para essas empresas e que recebem um salário maior que os pagos pelo governo, além das generosas "propinas" dos turistas, especialmente canadenses e suiços, os maiores frequentadores da ilha. Além disso, Fidel autorizou também algumas famílias a receber turistas em suas casas, geralmente proprietárias de grandes casarões (reformados pelo governo) e que na verdade são pequenas pousadas, onde o turista é geralmente muito bem tratado. Nessas casas também foi autorizado o serviço de restaurante, ou seja, essas famílias podem abrir as suas portas para receber clientes para almoço ou jantar. Esses restaurantes "familiares" são conhecidos como "paladares" (a maior parte dos grandes e bons restaurantes, no entanto, é estatal). Tudo isso, porém, implica em elevados impostos e taxas aos proprietários. Por fim, para ajudar em um crítico problema de transporte no país, o governo transformou quase todos os carros disponíveis em táxis. Existem os "oficiais", que são propriedade do governo e os taxistas, seus empregados assalariados; e os táxis "não-oficiais", que tem autorização do governo para transportar passageiros, mas geralmente fazem as rotas menos atrativas e têm, também, que pagar um alto imposto.


 Com tudo isso, criou-se uma espécie de "classe-média" cubana, composta por esse pequeno grupo citado, com algum poder aquisitivo, que consegue comprar roupas "de marca", ter notebooks, comer em restaurantes mais caros, viajar para fora país... Agora, o que antes não era tão evidente, está começando a tomar uma forma mais clara. Em restaurantes, nota-se cubanos elegantemente vestidos, com smartphones... em nossa casa de família, a jovem proprietária montava a planilha dos gastos em seu moderno laptop, escutando música em um ipod.
Todavia, do mesmo modo que uns estão começando a ganhar mais, outros estão ganhando menos... Vou citar um caso que ocorreu conosco quando estávamos indo jantar. Havíamos escolhido um "paladar", o Los Amigos, e estávamos indo para lá. No meio do caminho fomos abordados por um rapaz, que disse ser estudante de ciências sociais e que de noite angariava pessoas na rua para ir jantar em um outro paladar, de um amigo dele. Disse que, fazendo isso, ganhava benefícios alimentares para si e para a família. Em princípio, não acreditamos naquela conversa; parecia ser mais um "jinetero", figura típica da Havana Vieja, que aborda o turista simpaticamente, oferecendo serviços e explicações e depois pede uma "propina". Desconversamos e fomos embora para o paladar que havíamos escolhido. Jantamos (comida excelente, por sinal) e quando estávamos pagando a conta, vimos um senhor, que tinha ao redor de 60 anos, trazendo um casal de branquelos europeus. Já no caminho de volta para nossa casa de família, vimos esse mesmo senhor sentado na calçada comendo um pratão de comida...

2) Os cubanos não apóiam mais a revolução e querem Fidel Castro fora do poder - mito

Independentemente da nossa posição política, o que vamos relatar é um fato objetivo, não o nosso ponto do vista. Conversamos com muitos cubanos, muitos mesmo; taxistas, "jineteros", estudantes, donos de casas de família... enfim, ouvimos várias opiniões a respeito do tema, andamos muito pelas ruas, e podemos afirmar tranquilamente : eles gostam e respeitam muito Fidel Castro. Além disso, defendem as conquistas obtidas após a revolução. Essa idéia que nos é passada pelos telejornais, especialmente quando a blogueira cubana esteve em nosso país, de que o povo não aguenta mais o Fidel e está havendo um grande movimento para que o partido comunista cubano saia do poder, é uma grande bobagem. Entretanto, como pode ser notado pelo item anterior, o povo não está plenamente satisfeito com os rumos da sua administração. A necessidade de mudança estava presente em todos comentários que ouvimos, tanto dos mais necessitados, quanto dos que estão com melhores condições de vida. Para resumir, o clima é  muito mais para "queremos que vocês mudem" do que "queremos que vocês se mudem".


3) Os cubanos não podem sair do país sem autorização especial - mito

Desde janeiro deste ano, todo cubano portador de passaporte válido e que tenha visto do país de destino, quando necessário, pode deixar o país sem qualquer tipo de autorização especial ou resstrição. Não tem mais aquela história de bens confiscados se não voltar em 11 meses. As agências de turismo estavam lotadas de cubanos querendo comprar dólares ou euros para visitar parentes fora do país.

4) Há controle do acesso à informação aos cubanos e manipulação da mídia - verdade

O único noticiário imparcial da televisão cubana (todos os canais são estatais) é o esportivo. Nos telejornais só se vê notícias exaltando as conquistas do governo,  sobre novos hospitais ou escolas que foram inaugurados e notícias sobre aliados, como a crise na península coreana (que rendeu até uma carta escrita por Fidel e lida pelo âncora, apoiando a Coréia do Norte) e as eleições na Venezuela. Internet e TV a cabo, só nos hotéis, para os turistas estrangeiros. Contudo, na tv aberta local tive a oportunidade de assistir o terceiro e último filme do novo batman!!

5) Os cubanos não gostam dos brasileiros - muito mito !

Essa afirmação é muito absurda! Esse negócio de rivalidade fica por conta do Galvão Bueno nos jogos de vôlei da seleção feminina! Os cubanos adoram os brasileiros, e mais, o sonho deles é visitar nosso país! Sabem por que? Graças às nossas novelas! Eles adoram, passa no horário nobre e 9 em cada 10 cubanos assistem! Elas ditam moda e até nomes de pessoas!! Isso sem contar a semelhança física, a música... Nós somos muito mais parecidos com os cubanos do que imaginamos!

6) Não é possível usar cartão de crédito em Cuba - verdade

Sim, por conta do bloqueio econômico não é possível utilizar cartão de crédito em Cuba. Dá para sacar dinheiro em caixas automáticos, mas você paga uma taxa maior do que 10 dólares, além da taxa do próprio cartão. Se for para Cuba, leve euros para trocar (isso por que, para trocar dólares eles cobram uma taxa de 10%, para euros não).


7) Cubanos não gostam de futebol - mito

O esporte número 1 de cuba, todos sabem, é o beisebol. O segundo esporte coletivo mais praticado, entretanto, é o futebol. Você vê vários garotos jogando bola pelas ruas e conversando sobre futebol. Sim, eles entendem, e muito, de futebol. Torcem, na maioria, para times europeus, mas é impressionante a quantidade de pessoas com a camisa da seleção brasileira, dizendo que vão torcer para o nosso país na Copa do Mundo. Ah, o Neymar é bem popular por lá!

8) Há muitos militares nas ruas e clima de insegurança - mito

Cuba é, sem dúvida alguma, um dos países mais seguros que já visitamos. E olha que você quase não vê policiais nas ruas! É comum ver pessoas na Malecón, a avenida beira-mar, namorando e conversando até depois da meia noite. Não há problema algum em andar nas escuras ruas de Havana... e militares, só vimos no quartel!

9) Há carros velhos, da década de 50, e carros russos por todos lados - verdade (em parte)

Realmente, o visual automobilístico de Cuba nos remete ao final dos anos 50, data em que começou o bloqueio. Porém, os carros não são totalmente originais... na verdade, praticamente só a carcaça é daquela época. Como parte do programa de melhoria no transporte público, os carros antigos foram reformados pelo governo e todos tem motores relativamente novos e mecânica mais recente. O mesmo acontece com os Ladas. Mas realmente, estão por toda parte! Mas se você quiser alugar um carro, fique tranquilo, a agência de locação (estatal) tem modelos de carros europeus e japoneses bem novinhos!

10) Fidel está vivo - ????

Esta realmente não conseguimos descobrir, mas em 08 de abril foi lido um manifesto, teoricamente escrito pelo comandante, em que falava sobre a crise na península coreana. Mistério...

5 comentários:

  1. Respostas
    1. Obrigado! Novos posts sobre Cuba já estão em produção, hehehe!

      Excluir
  2. Perfeita opinião... conheci Cuba! Obrigado e parabéns
    Fabiano Amaral, corredor, ciclista e fotógrafo

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Valeu amigo! Se não fosse ficar 8 meses amassado dentro da mala, te levava um charuto montecristo, hehehe!
      Abraço!

      Excluir
  3. Parabéns pelo blog, amigo.

    Opiniões muito esclarecedores, muito além do que o senso comum nos costuma fazer crer.

    Aproveitando a deixa, gostaria de saber qual é o melhor lugar pra comprar habaneros, os charutos cubanos? E qual deles tem o melhor custo/benefício?

    Obrigado pela atenção e fico no aguardo por novas postagens.

    Abraços,

    Gustavo

    ResponderExcluir