quinta-feira, 3 de julho de 2014

Hanói e Baía de Halong : o norte fantástico!


E finalmente chegamos ao norte do país, para conhecer sua famosa capital e a não menos famosa baía de Halong, eleita há alguns anos como uma das 7 maravilhas da natureza... e não foi sem uma justíssima razão!! O norte do Vietnã ainda mantém muito arraigadas as influências comunistas, afinal tudo começou ali; sua população é mais fechada, a arquitetura é mais sóbria e as cores menos vivas, mas ainda assim tem muito do charme do país e uma das maiores belezas naturais do mundo!

Hanói, a capital do país, tem toda aquela influência franco-oriental que domina o país, mas lá esta arquitetura e gastronomia dão bastante espaço às influências mais sóbrias dos tempos mais duros e fechados do comunismo (só para relembrar, o Vietnã, apesar de toda abertura recente, ainda é uma das poucas nações do mundo ainda governada por um partido comunista), com edifícios com grandes colunas e linhas retas, sem detalhes, cinzas... faz um contraste interessante com os ainda muito bem preservados edifícios coloniais franceses, como o amarelíssimo palácio presidencial, com os tradicionais templos budistas, pagodes e com as construções dos tempos imperiais, como a citadela medieval, bem no coração da cidade!

Começamos nosso tour pela capital do país pelo bairro em que ficamos hospedado, o turístico, bagunçado e exótico Bairro Antigo, que preserva suas estreitíssimas ruas, sem calçadas, repletas de scooters e com edifícios de arquitetura colonial francesa. Desviando das "motinhas", das pessoas e do calor, conseguindo sobreviver ileso, chega-se a uma área que é o extremo oposto disso tudo : uma área completamente aberta, com espaços imensos cobertos por jardins e praças, onde fica o mausoléu do grande líder do Vietnã moderno e responsável pela revolução comunista, Ho Chi Minh.

Ainda nesta região, logo atrás do mausoléu, está um dos mais famosos pagodes da cidade, o Pagode de um só pilar, que nada mais é que um templo no meio de um pequeno lago (e Hanói é a cidade dos lagos com templos no meio!) sustentado por apenas um pilar. Aliás, para um país em que 90% da população se declara sem religião, há muitos templos na cidade, sempre cheios! Ao lado deste templo, ironicamente, está o museu de Ho Chi Minh, um gigante de concreto branco, com a arquitetura sóbria comunista.

Mantendo a mistura arquitetônica de Hanói, logo ao lado do complexo do mausoléu está a Citadela Imperial Tha Long, onde viveu uma das mais importantes dinastias imperiais do país, há quase mil anos atrás, e que perdurou até a invasão francesa! Resta muito pouco das construções iniciais da cidade murada, feita nos moldes da Cidade Proibida de Pequim. Primeiro, vieram os franceses e derrubaram tudo, construindo verdadeiros palácios ao seu "gosto", depois vieram os comunistas e destruíram parcialmente os edifícios franceses e o pouco que restou das construções imperais e transformaram o que sobrou em verdadeiros bunkers, quase uma cidade subterrânea, de onde coordenavam as ações durante a guerra. Ainda assim é um local de grande valor histórico para o país e para o mundo, sendo patrimônio da humanidade pela UNESCO!

Seguindo em direção ao lado oposto desta região da cidade, rumo aos lagos, passamos pela catedral de St. Joseph, mais uma herança arquitetônica francesa, encravada no meio das pequenas ruas caóticas do Bairro Antigo, com seu estilo gótico que destoa completamente do bairro e suas construções amontoadas com fios por todos os lados e muito pouco espaço. 
Após mais uma caminhada de "sobrevivência", chega-se ao local mais turístico e movimentado da cidade, onde estão os principais hotéis, restaurantes, teatros e o lago mais frequentado, seja por turistas, seja por locais, para atividades físicas ou simplesmente para um relax, o lago Hoan Kiem.

Hanói é uma cidade repleta de lagos e os locais cultuam muito o hábito de ficar sentados às suas margens, contemplando, pescando, conversando... Ótimo programa para um fim de tarde e até mesmo fim de noite, já que certa vez passamos por lá ao redor das 10 da noite e estava lotado! Também, com um calor de mais de 30 graus no meio da noite e aquela umidade toda, não dá para imaginar coisa melhor!!
Seguindo por uma longa, larga e arborizada avenida que sai da região do lago, chegamos ao belo prédio onde fica o (amarelo, para variar) Museu de História do Vietnã e a Ópera de Hanói.


E, para finalizar o nosso tour pela capital vietnamita, fomos ao tradicionalíssimo Teatro Nacional de Marionetes Aquáticos do Vietnã... parece uma ideia meio esquisita, até bizarra, mas uma atração muito divertida e original, programa obrigatório!!

Terminada nossa estadia em Hanói, partimos para aquele que foi um dos programas mais legais de toda a volta ao mundo e um dos locais mais especiais que visitamos até hoje, a Baía de Halong ! Localizada no extremo norte do país, a poucos quilômetros da China e localizada no mar do mesmo nome, este paraíso na Terra é normalmente visitado em tours, partindo da capital, de 2 ou 3 noites, dentro de uma espécie de barco/navio que eles chamam de "junk", com enormes velas e cabines muito confortáveis.

No "junk" percorremos as principais ilhas da baía, suas praias, cavernas e paisagens exuberantes. Passeios de caiaque e visitas às "vilas flutuantes" também estão inclusas. Isso sem falar nas "orgias gastronômicas" de culinária vietnamita que tivemos a bordo. Pratos fantásticos da culinária franco-vietnamita-internacional eram servidos à abundância, para completar os nossos 2 dias no paraíso. Ah, uma aula de como fazer rolinhos primavera vietnamitas também faz parte do pacote!! Enfim, se você procura alguns dias no paraíso e tem a companhia perfeita, este é o lugar para onde você deve viajar!!
E assim terminou nossa turnê de quase 3 semanas por um país incrível, de história riquíssima, belezas naturais exuberantes e gente muito simpática e acolhedora! Definitivamente, o Vietnã é um lugar que pretendemos visitar novamente e recomendamos fortemente a todos que procuram um lugar diferente para conhecer! Por falar em lugar diferente, próxima parada... Índia!


Nenhum comentário:

Postar um comentário