domingo, 10 de março de 2013
Colômbia : Bogotá, você precisa conhecer!
Para definir Bogotá em uma só palavra : surpreendente! A capital colombiana é um destino que, nos últimos anos, vem recebendo um número cada vez maior de turistas brasileiros. Mas, infelizmente, esse fluxo é muito mais por ser esta cidade uma ponte para os destinos do Caribe (San Andres e Cartagena) que por suas atrações turísticas. Bogotá tem muita coisa a oferecer e passar menos de 3 dias nesta cidade é desperdiçar sua culinária, arquitetura, museus, enfim, você deixará de conhecer uma das mais interessantes capitais sul americanas!
Vamos começar pelas atrações principais. O ponto principal de visitas dos turistas, tanto colombianos como estrangeiros, é o Monserrate. Bogotá é vigiada por dois grandes montes, o Guadalupe (que também tem um santuário, de mais difícil acesso) e o Monserrate, onde fica o maior centro de peregrinação religiosa da Colômbia. A cidade toda foi construída paralela a esse monte, com ruas sendo numeradas de 1 até mais de 100 (não sei quantas, mas são muitas), sendo a primeira a mais próxima do monte. No alto do morro está um santuário, da virgem de Monserrate, que atrai milhares de peregrinos, especialmente aos domingos, dia em que fomos. O acesso é bem fácil. Recomendo subir de funicular, chegando na parte mais baixa. De lá, percorra a "via crucis", com as 14 estátuas contando a paixão de cristo, e que termina aos pés da Catedral, no ponto mais alto da montanha, de onde se tem uma bela vista de toda a cidade. Logo atrás da catedral, você encontra uma feira com barraquinhas de artesanato e uma variedade imensa de comida típica, incluindo aí vários tipos de empanadas, banana frita recheada com queijo e um prato delicioso feito com um tipo de coalhada, cheio de doce de leite, goiabada e geléia de fambroesa. Para descer, é só pegar o teleférico que fica ali ao lado, na parte alta. Outra opção, a preferida dos peregrinos, é subir a pé até os 3200 metros de altitude do morro. Não somos tão religiosos assim...
Bogotá vista do alto do Monserrate
A Catedral
O Centro Histórico de Bogotá, conhecido como Candelária, também é muito bonito. Suas ladeiras lembram um pouco o Pelourinho, em Salvador, mas com a arquitetura típica das colônias espanholas, com aquelas varandas ou balcões saltando para fora das casas e com as ruas direcionando para grandes plazas, no caso de Bogotá a plaza Bolivar, onde está a mais imponente catedral da cidade, a Catedral Primada, o senado federal e o palácio de justiça. Atrás desse complexo, encontra-se o palácio presidencial. O conjunto arquitetônico é, no geral, bem preservado, tendo muitas dessas casas transformado-se em museus. Aliás, esse é um capítulo a parte em Bogotá. Seus museus são muito bem estruturados, didáticos e muito interessantes. Mas o principal deles não é isso, e sim o fato de que a maioria deles tem entrada gratuita! No domingo todos o são e, durante a semana, a maioria deles, como o museu da Casa da Moeda e o Museu Botero, também. O mais impressionante é, sem dúvida, o Museu do Ouro, com uma coleção infindável de peças de toda a América do Sul, muito bem trabalhadas e distribuídas de maneira cronológica e de importância histórica, além de várias explicações sobre os métodos para confecção das peças. Mas, na minha opinião, o melhor é o Museu Botero, com as principais peças do artista mais famoso da Colômbia (artista de verdade, não a Shakira...), além de obras de Dali, Picasso, Monet, entre outros! E o melhor de tudo, de graça, todos os dias!! Anexo a ele, está o também interessante Museu da Moeda, que vale a visita. Outro museu de Bogotá que merece uma visita é o enorme e completo Museu Nacional.
peça do Museu do Ouro
Gordinha tomando sorvete
Para quem gosta de alta gastronomia, shoppings modernos, lojas caras, carros importados e madames com cachorrinhos nas ruas, Bogotá também oferece seu espaço. É a chamada Zona Rosa, a região gastronômica, chique e baladeira da cidade. Começa ao redor da rua 82 e vai até o Parque da 93, que fica na rua de mesmo número. Ao redor deste parque, que na verdade é uma praça, encontram-se vários restaurantes e bares de boa culinária e que valem muito a pena para tomar uma cerveja no final da tarde (de preferência na BBC, Bogotá Beer Company). Ali perto, na rua 82, fica a filial do restaurante mais famoso da cidade, o Andres D.C., "irmão" do Andres Carne de Res, que fica a 30 km da cidade. Da rua 69 até a 71 fica a Zona G, outro ponto gastronômico do bairro
E para concluir, outra grande atração de Bogotá, que na verdade não fica propriamente na capital, mas em uma outra cidade, distante cerca de 40 Km, chamada Zipaquirá, é a Catedral de Sal, considerada pelos colombianos como sua primeira "maravilha" (o que eu discordo redondamente). Trata-se de uma mina de sal, uma das maiores do país, que teve uma parte inativada (cerca de 10%) para a construção de uma enorme catedral, toda ela feita com o sal de lá extraído. A catedral não tem o formato convencional, mas possui uma nave central e vários salões amplos, com colunas e belas esculturas. A iluminação é um show à parte, e no final do percurso é oferecido um interessante show de luzes. No final, ainda há a possibilidade de visitar um museu arqueológico, com várias peças do período pré-colombiano. Considero a visita à catedral obrigatória a quem vai a Bogotá, independentemente da religiosidade!
uma das estações da via crucis
a nave central da Catedral de Sal
E aí está, a nossa primeira cidade visitada nessa volta ao mundo que acaba de começar! Bogotá realmente é uma cidade que vale muito a pena ser visitada e curtida; quem passa por aqui somente como uma ponte para outros destinos está perdendo a oportunidade de conhecer uma cidade acolhedora , com bela arquitetura e culinária espetacular... você precisa conhecer!!
Assinar:
Postar comentários (Atom)
Nenhum comentário:
Postar um comentário