quarta-feira, 19 de março de 2014

Correndo pelo mundo!!


Atividades ao ar livre sempre fizeram parte da nossa vida, mas nos últimos anos a corrida de rua ganhou posição de destaque em nosso dia a dia. Começa como uma forma fácil e divertida de entrar em forma, perder peso... depois tentamos participar de provas, ganhar medalhas; aí vem a fase da busca pelo melhor tempo, maiores distâncias... enfim, quando você se dá conta, já está viciado e não consegue deixar de lado o par de tênis e os shorts um só dia!!

Quando você planeja passar 9 meses mudando de cidade em média a cada 4 dias, ficando o dia todo fora de "casa", andando para cima e para baixo, muitas vezes saindo muito cedo e voltando tarde, em locais que muitas vezes não são favoráveis a realização de treinos, seja pelo relevo, seja pela falta de parques ou calçadas nas ruas (sim, isto existe!); fica muito difícil manter uma rotina regular de treinos. Tínhamos, inicialmente, uma meta de "cravar uma bandeira" da corrida de rua em cada um dos países em que passássemos... Bom conseguimos isto nos 5 primeiros, mas na Ásia a coisa ficou bem mais complicada, por vários motivos : umidade excessiva, calor absurdo, falta de parques ou áreas livres para treino, muitos deslocamentos e, no meu caso (Juliano), um corte seguido de infecção no pé esquerdo, que durou quase 1 mês para resolver (casa de ferreiro, espeto de pau...) !! Mas ainda assim conseguimos fazer alguns bons treinos na Tailândia, em Bali e no Camboja. Entre pedaladas e corridas, conseguimos "cravar bandeira" em 14 dos 33 países que visitamos!

Independentemente do nosso desempenho, uma coisa podemos afirmar : a corrida de rua realmente é uma paixão mundial! Creio que não houve um lugar em que passamos onde correr não fosse a atividade ao ar livre preferida! Claro, em alguns lugares muito mais do que em outros. Nos países asiáticos, por exemplo, a corrida de rua ainda não é uma febre. Exceto pelo Japão, onde pudemos ver vários locais treinando em parques e praças, nos demais países era mais fácil encontrar estrangeiros fazendo seus treininhos que propriamente os nativos. A China, neste aspecto, surpreendeu-nos negativamente. Potência olímpica, imaginamos que o chinês fosse apaixonado por esportes e que encontraríamos em suas vastas planícies, que favorecem bastante a corrida, vários deles percorrendo alguns quilômetros... mas o que pudemos notar é a completa falta de interesse dos chineses em se exercitar. Indianos, tailandeses e indonésios também não praticam muito.  Apesar disso, uma das maratonas mais interessantes do mundo estava acontecendo quando passamos por lá (mas não pudemos participar por problemas logísticos) : a maratona da Muralha da China! Fica para a próxima... 

Por outro lado, há países em que a corrida de rua é uma mania nacional. Os Estados Unidos, com certeza, são o paraíso dos corredores! Passamos pela Califórnia, estado conhecido por ter grande quantidade de pessoas saudáveis e que praticam esporte regularmente, e pudemos constatar que correr é uma atividade tão vital para o americano quanto comer ou ir ao banheiro. Em São Francisco, o "calçadão" que percorre toda a orla da baía fica congestionado de aficionados a partir das 16:00 até escurecer. É um vai e vem frenético de pessoas, com seus tênis coloridos, ipods e roupas das mais diversas estampas. Outra facilidade está na aquisição de materiais esportivos de altíssima qualidade, grande variedade e preços extremamente convidativos, se comparados com o que encontramos no Brasil. Venice beach, em Santa Monica, é outro lugar também muito disputado.

A Europa também concentra muitos corredores de rua. Em Atenas, inclusive, eles oferecem a oportunidade para você treinar durante 1 hora e meia na pista do Estádio Olímpico, palco da chegada dos Jogos Olímpicos de 2004, gratuitamente. Tem que chegar bem cedo, há um limite diário de participantes e esgota bem rápido! Se não conseguir (como nós), ele está aberto à visitação e é um passeio bem interessante! Entretanto, o grande barato das corridas de rua no velho continente é, sem dúvida, a paisagem! Seja ela urbana, campestre, praiana ou de montanha, quando se corre na Europa não é só o esforço físico que tira o fôlego. Que tal treinar ao redor do Circo Máximo em Roma? Ou dar um trotezinho às margens do mar Egeu, em uma ilha grega? E a brisa do mediterrâneo na costa turca?? Treino de tiro ao lado do Danúbio? Dá para entender por que o europeu adere cada vez mais a esta prática. Isto sem contar a enorme quantidade de parques, ruas largas e áreas de lazer que estão disponíveis para quem quer fazer seu treino sem ter que disputar espaço com carros e motos. Na Europa, só não corre quem não quer!

E a África, terra dos maiores corredores do mundo, como é a corrida por lá? Bom, a corrida para o africano, especialmente quenianos e tanzanianos, é muito mais que uma simples prática esportiva para recreação ou manter a forma. Correr, é uma oportunidade de ascensão social, é um meio de transporte... é uma filosofia de vida!! No Quênia, os corredores são tão idolatrados como os jogadores de futebol por aqui. Estão em outdoors, capas de revista. Você vê muitas e muitas pessoas treinando no final do tarde, em qualquer lugar que dê para correr, normalmente em estradas ou no meio de carros e motos. Diferentemente do que ocorre na Europa, não há muito espaço ou estrutura para quem quer fazer seu treininho.

Mas nada disso importa, correr está no sangue do africano. Uma das coisas mais curiosas que vimos era, nas cidades grandes, a quantidade de pessoas vestidas socialmente, com roupa de trabalho, carregando malas ou mochilas e correndo, em ritmo bem cadenciado e constante, pelas ruas! Dava para ver que não era um "pique" para alcançar um ônibus ou atravessar uma rua, eles estavam simplesmente se deslocando! A corrida é um meio de transporte, o mais natural e eficiente deles, já que o trânsito nas grandes cidades africanas como Nairobi e Dar Es Salam é impraticável! A corrida é a alma do africano... talvez até por isso eles sejam, mesmo com todas as dificuldades que encontram para viver por ali, o povo mais sorridente do mundo!!

Para encerrar, alguns dados das nossas corridas pelo mundo :

- Quilômetros de treino (Juliano + Patrícia) : 101 Km
- Países com "bandeiras cravadas" : Colômbia (Cartagena) , Guatemala (Flores), México (Playa del Carmen), Cuba (Varadero), Tailândia (Ao Nang), Indonésia (Bali), Camboja (Siem Reap), Turquia (Çannakkale), Grécia (Atenas e Naxos) e Eslovênia
- Melhor cenário para correr : Turquia
- Condições mais difíceis : Camboja (muito calor e muita umidade!!)
- Melhor tempo : Cartagena (Colômbia) - 5,53 Km em 26:39 min, pace de 04:50 min/Km
- Pior tempo : Atenas (Grécia), volta na pista do Estádio Olímpico : 440 metros em 05:31 min

Nenhum comentário:

Postar um comentário