quarta-feira, 19 de fevereiro de 2014

Mundo China : um universo paralelo !


Chegamos à China cheios de expectativas; milênios de história, bilhões de habitantes, maravilhas do mundo moderno e um modo de vida completamente diferente ao que estamos habituados aqui no ocidente... Não vamos dizer que as expectativas não foram correspondidas, mas ficou alguma decepção e sensação de que poderia ter sido uma experiência muito, mas muito melhor!! Vamos tentar explicar o porquê nas próximas linhas, começando pelo lado positivo da nossa visita.

A China é uma mistura da organização e disciplina japonesas com o "jeitinho" e a informalidade características dos chamados "países em desenvolvimento". E aí nosso leitor pode perguntar : " E isso é bom ? ". É claro que é! Isto torna o mundo mais real e não um universo paralelo em que tudo é perfeito! Na China, em que o governo faz um grande esforço para mostrar que ali é o paraíso para se viver e que todos lá são felizes, isto é algo que ainda os prende à dura realidade do país, que ainda tem que lidar com uma série de graves problemas sociais e, principalmente, de liberdade de expressão. Por exemplo, para podermos visitar a praça Tiananmen (a Praça da Paz Celestial, aquela do rapaz enfrentando o tanque...) é necessário passar por dois aparelhos detectores de metal, como o dos aeroportos, e as bolsas, em aparelhos de raio-x; você vê câmeras por todo lado, soldados marchando, jardins impecáveis... e vários chineses invadindo as áreas cercadas para tirar fotos onde é proibido entrar!! Atravessar uma rua em Pequim não é tão arriscado como em Hanói, mas não espere que os carros parem na faixa de pedestres, mesmo com o sinal vermelho!! Vendedores ambulantes dominam as ruas, frutos do mar vivos são vendidos nas calçadas! Isto sem falar nos "silk markets" (mercados de seda, em uma tradução livre), que é como chamam os shoppings que vendem tudo disponível no mundo das falsificações... Sim, vender produtos falsos na China é crime, então deram um "jeitinho" para oficializar a venda daquele que é o cartão de apresentação do país em outros cantos do mundo. 

Outro ponto positivo na China é a variedade e quantidade de atrações para se visitar. São templos, monumentos, maravilhas do mundo, paisagens... enfim, uma grande diversidade de lugares para conhecer! Não tivemos muito tempo por lá, então acabamos focando em 3 cidades : Pequim, Shanghai e Xian. As distâncias por lá são gigantescas, mas não tivemos problemas com vôos e nem com transportes dentro das cidades, tudo muito bem estruturado e que proporciona certo conforto, considerando que as cidades que visitamos têm muitos milhões de habitantes! A infra-estrutura chinesa é realmente impressionante e a quantidade de obras que se vê por todo o país é de perder a conta. Na China tudo é realmente imponente e, por enquanto, ainda estão conseguindo manter um equilíbrio entre o tradicional e o moderno.

Mas as "flores" acabam por aí. Não tem como não se sentir oprimido e vigiado na China. Não se vê policiais (não uniformizados, pelo menos) e tampouco há uma sensação de ameaça ou insegurança quando se anda à noite pelas ruas de Pequim, o problema não é esse... A sensação "diferente" que sentimos por lá está mais relacionada ao fato da liberdade ainda não ser um direito que os governantes chineses consideram ser importante oferecer aos quase 2 bilhões que lá vivem. Como muitos já devem saber, o Facebook é bloqueado no país todo, além do Twitter e Youtube, claro! Os chineses que querem socializar em mídias sociais utilizam as redes locais, assim como o youku, para compartilhar vídeos. Google, só para temas que não sejam "controversos". Ou seja, os chineses estão isolados do mundo virtual fora dali!! E hoje em dia, estar isolado do mundo virtual é não ter acesso a opiniões diversas e informações importantes para a compreensão do que está acontecendo no mundo e em nosso próprio país... é ficar sujeito ao que os governantes querem que pensemos. E nisso, os chineses realmente são bons! Se você leu o livro 1984, de George Orwell, sabe exatamente do que estou falando!! Por falar nisso, uma cena que vimos na praça Tiananmen nos remeteu imediatamente ao livro. Enquanto um gigantesco telão de LCD, com fundo vermelho, ficava mostrando várias frases, auto-falantes ficavam o tempo todo declamando algo, enquanto vários chineses ficavam brincando com seus filhos e segurando bandeirinhas da China... cena surreal!

Mas não para por aí. Em todas as cidades que visitamos, para entrar e sair do metrô, é necessário passar em detectores de metal e as bagagens em aparelhos de raio-x, independentemente de qual seja seu destino. Vários locais públicos e atrações turísticas também contam com esses aparelhos. A revista em aeroportos é a mais minuciosa que enfrentamos... aí nos perguntamos, se o país é tão seguro a ponto de praticamente não vermos policiais nas ruas, se não há atentados terroristas no país há anos e a criminalidade não é uma das preocupações dos chineses, por que todo esse rigor? Novamente, insistimos, leia 1984 que você entenderá... Achamos até que por conta de toda essa opressão e controle do governo chinês, feito há décadas, o povo chinês acabou se tornando um dos povos menos amistosos e receptivos com o turista estrangeiro. Na verdade, a impressão que dá é que eles não fazem a menor questão de nos receber... Esqueça os sorrisos, gentilezas e prestatividade que encontramos no Japão; os chineses, em geral, estão sempre de cara fechada, não gostam de dar informações (quando não o fazem de maneira errada proposital e displicente...) e algumas vezes até são mal intencionados.

Bom, não tem jeito também de não falar de alguns comportamentos "famosos" que vimos por lá. Sim, é verdade que os chineses tentam o tempo todo furar fila, não só com turistas (que são o alvo preferencial), mas entre eles também. É realmente irritante, tanto que nós desenvolvemos uma tática quando tínhamos, por exemplo, que comprar bilhetes no metrô: a Pati ficava na fila e eu, ao lado, como escudo, fazendo uma barreira que impedia que alguém tentasse dar uma de "espertinho"... e olha que, ainda assim, alguns conseguiam!! Escarrar no chão, mesmo dentro de um shopping (como vimos em Xian), emitir ruídos diversos (muitas vezes por mais de um orifício) pelas ruas e até mesmo durante as refeições também eram comportamentos bastante comuns e que não estamos habituados a ver com frequência. As leis de trânsito na China também não são muito respeitadas, bem como as sinalizações, semáforos, faixas de pedreste, bicicletas... mas isto é meio que uma "regra" na Ásia... Para encerrar, não dá para deixar de comentar a poluição no país. É assustador olhar para o céu em um dia ensolarado e ver tudo completamente cinza. A preocupação com meio ambiente por lá é zero e quem tem rinite, como nós, pode se preparar para gastar vários lenços de papel!!

Enfim, a nossa experiência chinesa foi bastante cansativa, mas não deixou de ser enriquecedora, com todos os seus pontos positivos e negativos. Mas uma coisa é certa e podemos afirmar : visitar a China é ir a um universo paralelo!!

      

Nenhum comentário:

Postar um comentário