domingo, 21 de julho de 2013

Ásia : derrubando mitos e confirmando fatos!


1) Japonês, chinês e tailandês... é tudo a mesma coisa! - muito mito (além de ignorância e preconceito!!)

Muitos falam de brincadeira, mas muitos realmente pensam isso! Vamos começar por japoneses e chineses.
A variedade de etnias no Japão não é tão grande quanto a que existe na China, mas é o suficiente para promover uma grande variedade. Para ser bem honesto, as diferenças físicas não são tão grandes mesmo, a grande maioria tem estatura muito parecida e são magros... mas fisionomicamente garanto que há mais variedade que na Suécia! Isso sem contar o estilo dos cortes e cores de cabelo... Já com os chineses acontece, de certo modo, o contrário. Os cortes e cores de cabelo ainda são muito parecidos, o que deixa realmente a fisionomia muito semelhante, mas os tipos físicos são os mais variados possíveis. Vimos no metrô vários chineses com mais de 1,90m, bem como de 1,50m... gordos, magros, fortes... na China existem mais de 50 etnias diferentes!! Quanto ao pessoal do Sudeste Asiático então... a diferença é gritante! Descendentes de grupos oriundos das misturas que ocorreram há séculos entre chineses e indianos, têm a pele mais escura, são bem magros e baixos... Os vietnamitas, que não se misturaram tanto com os indianos, são mais parecidos com as etnias que habitam o sul da China. Tailandeses, malaios, cambojanos e indonésios são descendentes dos mesmos grupos.
Com relação à língua, a diferença também é gigantesca. Só para dar um exemplo básico: japoneses falam muitas palavras com "r", não têm palavras com "l" e normalmente as palavras tem mais de 1 sílaba. Já com os chineses é exatamente o contrário, falam muitas palavras com "l", mas não conseguem falar o "r", além de ser uma língua basicamente monossilábica. A escrita também é diferente, sendo os caracteres chineses mais "complexos" que os japoneses. No sudeste asiático, o tailandês, o laociano e a língua khmer (Camboja) são muito parecidas e tem a mesma origem ("parentes" distantes das línguas índicas). Na malásia e indonésia, falam o malaio, que usa caracteres romanos e tem uma sonoridade muito diferente das outras. Olha, se você prestar um mínimo de atenção, não dá para confundir!!


2) No Japão e na China é muito fácil encontrar pessoas que falam inglês - mito

Falácia!! Tivemos muita, mas muita dificuldade mesmo, para encontrar pessoas que falassem inglês nesses países, mesmo em hotéis e restaurantes ou até mesmo em atrações turísticas! Na China, por incrível que pareça, ainda foi mais fácil de encontrar que no Japão, apesar do staff do nosso hotel em Xian não entender sequer a palavra "check-out". A dificuldade estava até mesmo nos cardápios; em muitos lugares não havia tradução para o inglês e também não havia a tradicional foto dos pratos!! Aí era apontar qualquer coisa com o dedo... e rezar!! No sudeste asiático é muito tranquilo, em qualquer um dos países é muito fácil encontrar pessoas que falam um bom inglês.




3) Os orientais são muito pacientes (a tal "paciência oriental" dos jogadores de vôlei...) - mito

Grande bobagem!! Nunca vi povo mais impaciente que os orientais... e aí vale a regra para todos : Japão, China e sudeste asiático!! No Japão, você não pode se distrair um instante em uma fila ou semáforo que alguém já te cutuca para andar... já na China, eles preferem furar a fila mesmo! Não te dão 1 minuto para escolher comida no restaurante, quando um casal pede comida, o primeiro prato que fica pronto já é logo trazido, mesmo que o do outro ainda demore mais uns 10 minutos para chegar. Na porta do metrô, escada rolantes... é sempre um atropelando o outro... eu (Juliano) não sou a pessoa mais paciente do mundo, mas eles ganham de mim de longe!!! Obrigado, Galvão Bueno, por difundir esse mito no Brasil!!

4) Viajar pela Ásia é muito barato - verdade (com alguns poréns...)

Sim, viajar pela Ásia é muito barato... mesmo no Japão, os preços não estão fora da realidade do viajante independente... e econômico! Na terra do sol nascente dá para ficar hospedado com relativo conforto (sim, porque os quartos lá tem menos de 14 metros quadrados) por cerca de 60 dólares e comer por cerca de 25 a 30 dólares um casal. Na China os preços estão bem abaixo do Japão, mas acima do restante do continente. Entre os países do sudeste asiático, Singapura foge um pouco disso... podemos dizer que foi o local mais caro, mas mesmo assim nada muito absurdo. Nos demais, com 80 dólares por dia, um casal vive muito bem... no Vietnã, com 60 dólares, duas pessoas podem ter até mordomias!

5) Ah, eu adoro comida japonesa e fui em um restaurante tailandês muito bom, não terei problemas na Ásia!! - mega mito

Primeiramente, se você acha que a comida do dia a dia do japonês é sushi e sashimi, está muito enganado! Não que eles não comam isto, mas não é o que se come habitualmente. Os pratos diários são a base de sopas com macarrão e arroz com frango, porco ou ovo (algumas vezes cru). Normalmente, tudo sem sal. Outro ponto: uma coisa é comer este tipo de comida 1 vez por semana, com os amigos, no rodízio... outra é comer isso todo dia, 2 refeições, por quase 3 meses... pense nisso!! Na China não é muito diferente, e a comida ocidental normalmente é escassa, ruim e muito cara! No sudeste asiático a variedade é maior, a comida é melhor, mas sempre com muito curry picante, arroz "empapado" e carnes insossas... A culinária tailandesa e a indonésia são as melhores, mas com certeza o arroz, feijão e bife vão fazer falta em algum momento!




6) O trânsito na Ásia é caótico, com scooters por toda parte, até na calçada! - verdade

Muitas, muitas e muitas scooters dominam o cenário na Ásia. O Japão, para variar, é a exceção, com trânsito organizado, apesar de intenso, sem as "motinhas", mas com muitas bicicletas (na calçada, inclusive). Na China há muitas, mas nada, nada mesmo, se compara ao Vietnã. Para se ter uma idéia, Ho Chi Min tem 7 milhões de habitantes e cerca de 5 milhões de motocicletas!! Andam em todas as direções, não respeitam semáforos (quando existem), estacionam nas calçadas, aliás, andam nas calçadas... é realmente um milagre atravessar a rua e não ser atropelado! Buzinas a todo instante, por qualquer motivo, carros nas duas direções em ruas estreitas... o pedestre, definitivamente, não só não é prioridade como é um estorvo!

7) Pequena lista do melhor e do pior na Ásia oriental :

- mais educados : japoneses. Certa vez estávamos saindo do Hotel em Tóquio, em um dia chuvoso, e o recepcionista saiu correndo atrás de nós e disse : "Por favor senhor, leve este guarda-chuva para não se molhar, depois você me traz". Isso sem contar nos que paravam no meio da rua para nos ajudar mesmo sem falar um "a" em inglês.

- mais mal educados : chineses. Furar fila, eliminar líquidos e gases no meio da rua, durante refeições, ruídos inoportunos em momentos inoportunos, te empurrar para tirar fotos ou entrar na frente da sua e ficar parado... campeões, com sobras!

- mais simpáticos : vietnamitas. A disputa foi difícil. Indonésios e cambojanos também são muito simpáticos, mas os vietnamitas ganham pelo sorriso, atenção e prestatividade.

- menos simpáticos : chineses. Monossilábicos, pouquíssimos prestativos, sorriso então...

- melhor comida : Tailândia e Indonésia. Não tem como escolher um em detrimento do outro. Pratos coloridos, equilibrando o doce e o salgado, além de todo aspecto exótico dos temperos do oriente.

- pior comida : Japão e China. Predomínio de pratos com arroz "empapado" e sopas com macarrão, ovo e tofu... sem qualquer sal e tempero insosso... não é para o nosso paladar

- pior cidade : Kuala Lumpur. Só passamos por lá por conta do nosso vôo e para vermos as torres Petronas... mas não pudemos subir. Nada para fazer, nem ver...

- melhor cidade : Singapura. Apesar de cara, a variedade e quantidade de atrações garante diversão por pelo menos 6 dias. Praias, shoppings, arquitetura, restaurantes, cassinos e muita atividade ao ar livre!

- maior decepção : Xian. A cidade chinesa é tão sem graça e cinzenta que quase dá para dizer que não vale a pena ir para lá, mesmo com os guerreiros de terracota (que não são também muito surpreendentes)

- maior surpresa : Hoi An. A pequena cidade litorânea do Vietnã é muito charmosa, com sua arquitetura típica, com influência francesa, culinária sofisticada, belas praias... enfim, lugar para se deliciar com boa comida e natureza!



3 comentários:

  1. Vc vai fazer o post especial comentando sobre o calor?

    ResponderExcluir
  2. Realmente, este post derrubou mitos que eu acreditava...bom saber que japoneses são super do bem! É a minha raça preferida e um dos lugares que tenho muita vontade de conhecer.

    ResponderExcluir
  3. Adorei os comentários! O Japão deve ser incrível, está na minha lista de países a visistar, rs. Estou aguardando para saber o que estão achando da Índia tbm!

    ResponderExcluir