Após estes nove meses de estrada (e trilhos, e céu, e mar...), com mais de 10 mil fotos tiradas, chegou o momento de escolher a melhor foto da nossa viagem. Separamos aqui as vencedoras das 3 últimas eleições e as 7 melhores da última parte do nosso tour. Dê o seu voto e ajude-nos a decidir qual foi a imagem mais marcante que capturamos deste mundão em que vivemos!!
Obs : estas são apenas as fotos de pessoas e paisagens, em breve faremos a seleção da melhor foto contendo animais!!
Foto 01 : A paisagem de lago mais espetacular de toda a viagem - Bled, Eslovênia
Foto 02 : 3 tons de azul - Zanzibar, Tanzânia
Foto 03 : Pôr-do-sol no acampamento - Serengueti NP, Tanzânia
Foto 04 : Amanhecendo na savana - Serengueti NP, Tanzânia
Foto 05 : O paraíso africano - Zanzibar, Tanzânia
Foto 06 : Table Mountain e Camps Bay beach - Cidade do Cabo, África do Sul
Foto 07 : Garoto remando canoa típica nas águas do delta - Okavango, Botsuana
Foto 08 : Vencedora da primeira eleição, Vulcões na Guatemala - Antigua, Guatemala
Foto 09 : Vencedora da segunda eleição, longtail boat flutuando - Ao Nang, Tailândia
Foto 10 : Vencedora da terceira eleição, belíssima praia grega - Tinos, Grécia
Uma viagem de volta ao mundo desperta muita curiosidade e, consequentemente, perguntas das mais variadas; qual o país mais legal? O mais caro? O mais exótico? Aqui vai a nossa impressão sobre esse "mundão" cada vez mais sem fronteiras:
País que mais gostamos : Turquia.
A Turquia é um país que nos surpreendeu muito. Organizado, limpo, bonito, com muita história e cultura. Povo divertido, simpático e amistoso. Grande diversidade de atrações, que vão desde belíssimas praias, montanhas, ruínas romanas, gregas, mesquitas... A comida então, sensacional. Definitivamente este país marcou muito em nossa viagem!
País que menos gostamos : Índia.
Este é um caso à parte. A Índia desperta paixão em alguns e ódio em outros. O nosso caso foi o segundo. Além da quantidade absurda de sujeira pelas ruas, falta de higiene no preparo de alimentos, trânsito caótico e barulhento, dificuldade para locomoção; encontramos, ao contrário do que imaginávamos, um povo frio, mal educado, sem disposição alguma para ajudar e sempre disposto a te, digamos, enrolar... As atrações principais, como o Taj Mahal e a Fortaleza Vermelha, são realmente muito bonitas e impressionantes, mas não conseguiram apagar a nossa impressão geral do país.
Povo mais simpático : Vietnã
Esta escolha foi uma das mais difíceis. Indonésios, turcos, tanzanianos... todos são realmente muito simpáticos e amistosos. Os vietnamitas, entretanto, são extremamente atenciosos, sempre sorridentes e bastante prestativos. Estão a todo tempo querendo te agradar e fazem questão de transformar sua experiência no país como algo inesquecível, para que volte sempre! Eles realmente conseguem!
Povo mais antipático : China
O chinês não faz questão alguma de ser simpático com o turista. Além do hábito de furar filas, que é extremamente irritante e constante; não esboçam qualquer sorriso ao dar uma informação, aliás, não fazem questão alguma de dá-la quando lhes é solicitada. Muitos falam que é por conta da timidez, mas a nós não pareceu ser somente por conta disso. Claro que há exceções, mas em um país com mais de 1 bilhão de habitantes, esperávamos um pouco mais...
Povo mais educado : Japão
Esta foi fácil. Dos países que visitamos, os japoneses são realmente os mestres da educação. Apesar de não falarem tanto inglês quanto se imagina, eles se esforçam ao máximo para que sejam compreendidos e para compreender. Se você estiver parado na rua olhando um mapa, a chance de alguém parar e oferecer ajuda é enorme. Certa vez havíamos acabado de fazer o check-out do hotel e íamos para o metrô, que ficava a cerca de 100 metros. Estava chovendo um pouco e, assim que saímos pela porta, vimos o rapaz da recepção correndo atrás da gente e oferecendo um guarda-chuva, para levarmos embora!! Isto sem falar na limpeza e respeito pelo próximo. Não vimos nada parecido por aí!
Povo mais mal educado : Índia
Mais um troféu para os indianos, por tudo que já escrevemos : a todo tempo tentavam nos enganar, usavam avenidas como lixo e ruas como banheiro, furavam filas, nada atenciosos e pouquíssimos dispostos a oferecer qualquer tipo de ajuda ou resolver algum problema. Juro que tentamos, mas foi difícil não ficar com essa má impressão.
Melhor experiência : Safári no Serengueti (Tanzânia)
A disputa foi difícil, já que gostamos muito também do passeio de balão na Capadócia, mas este tour de 3 dias pelas savanas africanas, vivendo bem de perto a realidade da vida selvagem, fotografando leões, leopardos, elefantes e girafas algumas vezes a menos de 2 metros; observando-os em seu habitat, caçando, alimentando-se... Indescritível e inesquecível!
Pior experiência : Travessia de barco de Belize ao México
Se houve alguma vez nesta viagem em que realmente achamos que corremos sério risco foi no deslocamento de Caye Caulker (Belize) até Chetumal (México). Era um dia extremamente chuvoso, com muito vento, mar revolto (com ondas de até 2 metros) e um barquinho mequetrefe, quase todo aberto, carregando quase 30 pessoas (além das bagagens) em alta velocidade, com água entrando por todos os lados e motor falhando... A sensação era a de imigrantes ilegais tentando entrar no país... Nunca mais na vida!!
Melhor comida : Portugal
Disputa equilibrada também, com boas notas para Turquia, Vietnã e Colômbia, mas os "patrícios" venceram pela maior variedade e ótima qualidade da culinária. Bacalhau, carnes, café, doces, vinhos...tudo impecavelmente delicioso. Não tivemos decepções ou algo desabonador... a não ser os vários quilos adquiridos por lá...
Pior comida : Japão
Este vai causar polêmica, sabemos disso. Antes de mais nada, é bom deixar claro que, como bons descendentes de portugueses e acostumados com a culinária ocidental, nosso ponto de vista é meio "viciado". Outra coisa importante, que muitos não sabem, é que a comida japonesa do dia a dia está bem longe dos sushis (que são considerados alimentos de festas e celebrações) e pratos oferecidos em rodízios de cozinha japonesa. A comida cotidiana do japonês é baseada em pratos com arroz sem sal e tempero algum como base, legumes feitos no vapor e peixe ou frango, sem sabor algum. Algumas vezes é misturada clara de ovo cru para deixar o prato ainda mais "saboroso". Muitas vezes também é oferecida uma sopa com uma espécie de macarrão... sem qualquer tipo de sabor. Pode ser até bem saudável, mas está longe de oferecer prazer degustativo...
Melhor companhia aérea : Swiss airlines
Serviço impecável, staff atencioso e prestativo, bastante lazer, pontualidade e boa comida e serviços. Boa disputa com a Turkish Airlines, que tem até wifi grátis a bordo durante o vôo, mas vence pela qualidade e agilidade dos serviços.
Pior companhia aérea : Conglomerado Copa/Continental/United Airlines
Serviço horroroso, comida de péssima qualidade, staff mal educado, incapacidade de informar se o vôo vai ter escala ou conexão, você tem que esperar aterrisar para descobrir. Sem conforto algum. Fizemos 4 vôos com eles, um pior que o outro. Este não teve concorrentes à altura!!
País mais caro : Suíça
De longe, disparado, indubitavelmente, o país mais caro da viagem, sem concorrentes. Pagar 75 reais por 2 sanduíches com 1 coca-cola no subway é só um exemplo. Pior custo-benefício da viagem, só fomos para lá porque tínhamos um vôo que saía do aeroporto de Zurique.
País mais barato : Indonésia
Apesar de tudo lá custar cerca de 1 milhão ou mais de rúpias, a Indonésia é ridiculamente barata, mesmo em Bali, a ilha mais turística do país. Lá é possível comer com entrada, prato principal, sobremesa e bebida, para duas pessoas, por 12 dólares (no total!!). Você pode, também, contratar um motorista em uma van bastante confortável, para passar o dia todo com você, por não mais que 30 dólares... É de chorar, de alegria!!
Melhor hotel : Elephant Hills (Victoria Falls - Zimbábue)
Hotel incluso no tour que fizemos até Victoria Falls (na verdade foi um upgrade de última hora em virtude da lotação do hotel original, de categoria inferior), com piscinas, academia, lojas, spa e até mesmo um campo de golfe. Não conseguimos aproveitar muito, mas com certeza foi o melhor da viagem!!
Pior hotel : Sandpiper Motel (Los Angeles - EUA)
Nos EUA, motel tem um significado diferente em relação ao que damos no Brasil. Um motel é uma hospedagem econômica, normalmente na beira de alguma estrada ou rodovia, para uma hospedagem de curta duração. Ficamos em vários, ótimos, nos EUA... mas o Sandpiper era um motel no conceito brasileiro... muito mal localizado, dirigido por chineses e usado para finalidades outras que não a simples hospedagem. Certa vez o gerente nos disse : "Se vocês vão sair eu recomendo que levem os objetos de valor com vocês, não deixem no quarto". WTF ??
Melhor aeroporto : Singapura
Eleição muito difícil, quase empate técnico com o aeroporto de Koh Samui (que tem wifi grátis, lounge, comida e bebida grátis, som ambiente...). O aeroporto de Singapura foi escolhido como um dos 3 melhores do mundo por 5 vezes seguidas e tem motivos de sobra para isso! Piscina, cinema, salões de TV separados por categoria (séries de TV, esportes, filmes), restaurantes, todas as principais marcas do mundo... Chegamos lá quase 5 horas antes do vôo mas poderíamos ter ficado um pouco mais!!
Pior aeroporto : Kuala Lumpur (Malásia)
Este não teve concorrentes. Além de ficar a 70 Km da cidade e não ter bons acessos com transporte público, é extremamente confuso, mal sinalizado e bagunçado. Além de tudo é muito antigo, sujo e extremamente desconfortável. Se você acha o aeroporto de Guarulhos ruim (e é mesmo um dos piores que conhecemos!), pode mudar de impressão ao conhecer este...
Bom, é isto aí! Se você tiver alguma curiosidade ou alguma pergunta a respeito deste mundão, é só escrever!! Até o próximo post!!