segunda-feira, 18 de março de 2013

Colômbia : Cartagena de Indias


Quem já leu alguma obra de Gabriel Garcia Marquez com certeza já pensou em como deveria ser aquele ambiente em que viviam seus personagens. O clima quente e úmido do Caribe colombiano, as ruas estreitas, os casarões com amplas janelas e seus balcões todos cobertos por flores, as vendedoras de frutas nas ruas com suas roupas coloridas, os elegantes senhores vestidos todos de branco com seus chapéus Panamá...Enfim, toda aquela atmosfera que nos absorve durante a leitura está ali, diante de nossos olhos (e produzindo muito suor em nossa pele...). Mas Cartagena é muito mais que tudo isso, como se já não fosse pouco!!
Cartagena foi o principal entreposto comercial dos espanhóis no período colonial. Porta de entrada e saída de produtos, foi também um grande porto receptor de escravos. Isso fica bem nítido na constituição de sua população, predominantemente negra, diferentemente da população da capital, com traços mais indígenas. Por conta de sua localização, a cidade foi alvo de piratas durante muitos anos (na verdade séculos), como o famoso sir Francis Drake, o que forçou os espanhóis a transformarem Cartagena em uma das cidades mais protegidas do mundo, naquela época. Cercada por uma grande muralha, ainda bastante preservada, com canhões a cada 5 metros e uma enorme fortaleza na parte alta da cidade (a maior já construída pelos espanhóis fora da Europa), com um incrível sistema de túneis. Foi sede também de um dos dois tribunais da Inquisição na América Espanhola (o outro está em Lima) e sede monumentais palacetes e igrejas. Teve também grande contribuição nos movimentos de independência da região.


O segredo para se aproveitar ao máximo de Cartagena, é se perder por suas ruas. Vá caminhando, explorando as "calles" estreitas, com seus enormes casarões e suas sacadas floridas. De repente você vai se deparar com uma bela praça, onde estará uma catedral, uma praça logo em frente e a escultura de algum famoso artista. Dê uma olhadinha no mapa, para saber do que se trata (claro!), e continue explorando. O ponto de partida é sempre a "entrada oficial" da cidade murada, a Torre do Relógio. Logo de cara você já encontra uma das praças mais famosas, onde está a estátua de Pedro de Heredia, o fundador da cidade e, mais ao fundo, as doceiras logo abaixo da passarela de arcos. Seguindo pela esquerda, uma outra praça, a da prefeitura, a maior da cidade, cercada pelos belos prédios administrativos daquela época. Seguindo em frente, a Catedral mais importante da cidade, cercada por cafés e restaurantes. Dali você pode escolher subir a muralha e contornar toda a cidade, cruzando com vários bares e restaurantes e com vista para o Caribe (que nessa parte da cidade é acinzentado) e sua constante brisa. Se preferir, perca-se pelas ruas e descubra a praça da inquisição, a mais arborizada da cidade, cercada por outra catedral, restaurantes e o bom Museu da Inquisição, que conta boa parte da história (mesmo que tendenciosamente) desta instituição por estes lados. Cartagena conta com pelo menos 10 praças, todas agradáveis e ótimas para se sentar em um banco ou uma mesa de bar e ver o dia passar.


Cartagena tem também seu lado "Miami". O lado leste da cidade, uma península chamada de Bocagrande, é tomado por prédios e mais prédios, todos sofisticados e ruas que nada lembram o centro histórico. Todos eles seguem a orla da praia de mesmo nome, uma praia, para os padrões brasileiros, feia, com mar agitado e água cinzenta, que nada lembra o Caribe que estamos acostumados a ver nas fotos. A areia é também cinza, tomada por barraquinhas de diversos tamnhos e cores, dando um aspecto de bagunça, não muito agradável. Além disso, a praia não é das mais limpas e o assédio de vendedores e pedintes é grande. Aliás, esse um ponto negativo em Cartagena. Os pedintes, vendedores, garçons em frente aos restaurantes, artesãos e agentes de turismo, não te dão um segundo de paz, lembrando muito o assédio nas ruas do Pelourinho, em Salvador. Mas tudo bem, logo você se acostuma e nem nota mais a presença deles... pelo menos não são tão insistentes, normalmente desistem depois de um "No, muchas gracias". Resumindo, se você procura praia, não é nesta que gostará de ficar.
As melhores praias em Cartagena ficam distantes cerca de 35 Km do centro. A principal delas é a Playa Blanca, que tem esse nome em virtude da cor de suas areias. Ah sim, a cor do mar é a "tradicional" do Caribe.


O acesso até lá pode ser feito de duas maneiras : por terra ou por mar. Por terra, o que recomendamos, apesar de ser um percurso de cerca de duas horas e meia, com direito a balsa; você pode fazer através de um táxi (e combinar a volta) ou de um passeio de Chiva, o tradicional meio de transporte do Caribe colombiano, que nada mais é que uma jardineira colorida e desconfortável, que fica tocando salsa sem parar. Esse meio de transporte também é utilizado em tours noturnos, em que os turistas são levados para um city tour, com muita salsa e rum com soda a vontade, terminando em alguma casa noturna. Bom, voltando à playa Blanca, o outro meio para se chegar lá é por barco. É o meio mais rápido, mas, diferentemente do que possa parecer, é também o mais perigoso. Você pode ir de barco através de uma passagem direta até a praia ou, o que é mais comum, combinado com um tour pelhas Islas del Rosario. Essas ilhas são um aglomerado de pequenas formações, sem praia e sem grandes atrativos naturais, além do próprio mar do Caribe. Lá você pode visitar um aquário sem graça até mesmo para crianças, e fazer um snorkeling, sem graça para quem já fez outros e quer algo mais. Após essa rápida visita, o tour leva até a playa Blanca, um recanto agradável, com águas verdinhas, areia branca e o mesmo monte de barraquinhas e vendedores, mas confesso, sem bairrismo, que as praias de Macéio, por exemplo, são tão ou mais bonitas e com uma estrutura muito melhor. Agora voltemos ao passeio de barco. Já havia lido em vários guias e ouvido de outras pessoas que os "barqueiros" colombianos eram malucos e imprudentes. Em princípio pensei que era coisa de quem não estava acostumado... até fazer o passeio. Foi traumatizante! Chegamos em Cartagena em uma época de maré cheia e alguns passeios estavam sendo até mesmo cancelados por conta disso... e entendemos logo o porquê. O mar do Caribe não é tão calminho como muitos pensam, e em época de maré alta, suas ondas chegam até a 4 metros de altura... isso somado à irresponsabilidade dos barqueiros, foi igual a um tour em que todos saíram prometendo nunca mais andar de barco na Colômbia! Quem quiser ter uma amostra pode dar uma olhadinha em nosso vídeo no youtube : Tour de arrepiar pelo mar do Caribe


Para finalizar, outra grande atração de Cartagena é o Castelo de San Felipe Barajas, a fortaleza construída pelos espanhóis para defender a cidade dos inúmeros ataques de piratas que a cidade sofreu. A construção é realmente imponente, com paredes espessas, um sistema incrível de túneis e compartimentos de armazenamento de pólvora e munições. A vista lá de cima também é incrível.
Outro grande atrativo da cidade é a gastronomia. Nunca vi uma concentração tão grande de restaurantes tão bons por metro quadrado. Em Cartagena, praticamente cada esquina tem um restaurante que teria 3 estrelas no guia quatro rodas facilmente, e com preços bastante acessíveis! Isso sem contar as sorvetrias e cafés... prepare-se, Cartagena é bela para os olhos e tentadora para o nosso paladar!! Se quiser mais detalhes, dê uma olhada em nosso post de gastronomia colombiana em Culinária e gastronomia na Colômbia.
O único ponto que lamentamos em Cartagena, além do assédio de pedintes e vendedore, foi a ausência quase que total de referências a Gabriel Garcia Marquez. Não há um centro cultural ou qualquer tipo de estátua, monumento, seja lá o que for, homenageando o grande nome da literatura colombiana e que é o "responsável" por muitos sonharem com essa fantástica cidade!! De todo modo, Cartagena é única e deve ser destino obrigatório para todos que gostam de arte, história, boa comida e o fantástico clima do Caribe!!

Nenhum comentário:

Postar um comentário