quinta-feira, 28 de março de 2013

A "desconhecida" e fantástica Guatemala - Parte 01


Quando fui a primeira vez à Guatemala, muitos me perguntaram "O que você vai fazer lá?". Respondia alguma coisa que havia lido nos guias e outras que meu amigo que morava lá na época e que ia visitar, o Eugênio, havia me dito... mas nem mesmo eu estava convencido do que teria pela frente. E foi uma enorme e grata surpresa, tanto que, quando eu e a Pati decidimos dar a volta ao mundo, julguei essencial acrescentar esse belo e curioso país à lista!
A Guatemala foi por muito tempo um dos países mais pobres do continente, envolvido em guerras civis e muita violência. Berço do mundo maia, foi um país "picotado" por acordos mal feitos e guerras : perdeu parte de seu território para o México (Yucatán), perdeu o Belize para os ingleses em troca de uma ferrovia que nunca foi construída, perdeu a região sul para Honduras... Foi envolvida em mais de 30 anos de guerra civil (aquela mesma história, a CIA apoiou um golpe de Estado, assumiu um ditador e por aí vai...), terminada há pouco mais de 15 anos e que ocasionou ao menos 150 mil mortes. Tudo isso sem contar a questão das "Maras", as gangues de rua das grandes cidades, formada por guatemaltecos, salvadorenhos e hondurenhos que emigraram para os EUA (principalmente fugindo de guerras e ditaduras), mas que de lá foram expulsos por cometerem crimes ou outros delitos, e que retornaram para formar verdadeiras máfias e aterrorizar a população. Realmente, esse não era um país para se visitar há alguns anos. Mas a situação mudou bastante !


Quando fui para lá a primeira vez, em 2009, ainda se viam guardas particulares com escopetas ou metralhadoras nas portas de farmácias e lojas de conveniência. Não preciso nem dizer, então, como estavam armados vigias de banco e policiais... Desta vez não vi nada disso. Chegamos no Aeroporto Internacional, que fica na cidade da Guatemala, a capital, e de lá fomos direto para Antigua (ou Antigua Guatemala, seu nome "completo"). Esta cidade é, junto com as ruínas maias de Tikal, a maior atração turística do país. Antigua foi durante quase duzentos anos a capital da América Central espanhola, que correspondia à província da Guatemala e que compreendia o que hoje são a própria Guatemala, parte do México, Honduras, El Salvador, Nicarágua e Costa Rica. Era uma cidade rica e poderosa, o que pode ser notado pela imponência de suas igrejas e catedrais (hoje, a maior parte em ruínas...), todas sempre acompanhadas de uma bela praça com fontes jorrando água o tempo todo. Casas muito bem cuidadas e preservadas, com suas janelas decoradas e amplas, ruas largas e alamedas extremamente floridas. Isso sem falar na plaza de armas, a principal da cidade, cercada pelos prédios administrativos, com suas belas arcadas, vigiados todos pela grande Catedral. Claro, sem esquecer que, tomando conta de tudo isso, está o vulcão Água, visível em qualquer ponto da cidade. Ela é realmente muito bonita e qualquer descrição não é suficiente para caracterizar o clima que sentimos quando caminhamos por suas ruas.


Mas a mesma natureza que torna Antigua tão bela, fez com que boa parte dela hoje seja tomada por ruínas. A cidade foi contruída à beira de vulcão (inativo há séculos) e sobre uma placa tectônica. Inicialmente a idéia dos espanhóis era aproveitar o solo extremamente fértil... mas o plano não deu certo. Inúmeros terremotos assolaram a região, dois dos mais intensos com 2 séculos de diferença (1776 e 1976). O resultado disso é que praticamente não existe igreja ou catedral de pé na cidade. Eles até faziam restaurações, mas logo vinha um tremor e derrubava tudo novamente. A opção foi deixar como estavam, muitas delas apenas com escombros, algumas ainda preservadas, mas todas de uma imponência que faz com que imaginemos a grandiosidade dessa capital do Império há 300 anos atrás. Aliás, por falar em capital, foi justamente por conta desses terremotos que os espanhóis decidiram mudar a sede do governo para a atual localização, na cidade da Guatemala (ou Nueva Guatemala, mas ninguém a chama assim...). Nosso guia até nos contou algo que carece de confirmação histórica: para forçar as pessoas a desocuparem Antigua e se mudarem para Guatemala, o próprio exército demolia algumas Igrejas e casas... se for real, é muito cruel. Outra curiosidade, vários santos das Igrejas estão sem cabeças! Mas isso não acontecia por questões religiosas, e sim pelo mercado negro de imagens santas!! De qualquer modo, a maior parte das igrejas, catedrais, conventos e palácios estão abertos à visitação. Os que mais valem a pena e que recomendamos são a Iglesia de La Merced, que tem a maior fonte contruída nas Américas e uma das maiores do mundo; e o Convento de Santo Domingo, que hoje é um hotel de luxo, mas que contém vários museus e partes bem preservadas do antigo convento e igreja.


Como se não bastassem todas as atrações que existem na própria cidade, Antigua também está próxima de pelo menos 3 outras atividades obrigatórias para quem visita a Guatemala : escalada no vulcão (ativo) Pacaya, visita ao mercado Chichicastenango e visita a uma fazenda ("finca") de café.
Não são muitos os lugares do mundo que te oferecem a possibilidade de subir quase até a boca de um vulcão ativo, não? Pois na Guatemala você consegue! O Vulcão Pacaya, que fica apenas 40 Km da cidade da Guatemala, está em atividade (vídeo no youtube : vulcão Pacaya, março de 2013), sendo sua última erupção em 2010. Tive a sorte de visitar o vulcão em 2009 (quando vi lava a menos de 2 metros de onde estava) e agora. Por conta da explosão de 3 anos atrás, não é possível mais visualizar a lava escorrendo, mas ainda se faz a subida até o topo com direito a assar marshmallows nas brasas (quem quiser, pode ver o vídeo no youtube : assando marshmallow no Pacaya), pertinho da boca do Pacaya. É uma subida cansativa, íngreme, de cerca de 1 hora e meia, mas vale a pena, não só por ficar tão perto de um vulcão ativo, mas também pelo visual que a escalada proporciona. A Guatemala é um dos países que mais tem esse tipo de formação geológica, e lá de cima é possível visualizar 3 deles alinhados, o vulcão Água, o Acatenango e o Fogo (que ainda está ativo). Paisagem incrível, só estando lá para crer! Se for fazer esta escalada, vá com tênis de trilha, caso contrário seus pés ficaram com cinzas de vulcão por um longo período!

      

Continua no próximo post!!


Nenhum comentário:

Postar um comentário