domingo, 2 de junho de 2013

"Culinária" e Gastronomia (?) nos E.U.A : The Bacon Nation!




Quando falamos em culinária típica de um país, normalmente remetemos ao prato clássico, aquele que é sinônimo da cozinha local em qualquer lugar do mundo: bife de chorizo/Argentina, tacos/México, sushi/Japão, padi thai/Tailândia e assim por diante. Bom, seguindo esse raciocínio, para falar de comidas americanas (não da para chamar de “cozinha americana” porque você sequer precisa de uma para preparar esses pratos!) não tem como não falar praticamente só de lanches e especialmente, hambúrgueres!
Antes de mais nada, não estamos falando que nos E.U.A. não se possa comer bem e saudavelmente. Por preços um pouco mais altos você pode ir a um bom restaurante e experimentar os melhores pratos... da culinária internacional! Mas como o objetivo aqui é escrever sobre o que é típico de cada país, esse post trata basicamente de colester...quer dizer, hambúrgueres!
Antes de começar a falar sobre eles, vamos iniciar pelo café da manhã. Para os americanos, essa é a principal refeição do dia e eles levam isso realmente a sério. Panquecas com xarope de mapple e manteiga, ovos (mexidos ou fritos), uma bela fatia de bacon, salsicha e fatias de pão tostado são o básico para um bom desjejum. Tudo acompanhado daquele balde de café americano, ou como a Pati prefere chamar “chá-fé”, em referência à intensidade quase zero da bebida. Sucos e frutas também existem, mas não ocupam um lugar de destaque na preferência. Cereais com leite são uma alternativa.
 
Bom, mas vamos ao que interessa: os lanches e sanduíches. Eles podem ser consumidos de diversas maneiras, nos mais variados locais e com qualidade que varia desde o gourmet ao hot dog do estádio de baseball (que nada mais é que o pão com a salsicha). Alguns locais são tradicionais e, por que não dizer, típicos para o consumo de um suculento hambúrguer, como por exemplo os “diners”. Um diner é aquela lanchonete que aparece nos filmes, originariamente um vagão de trem adaptado ou um trailer gigante e que ficaram famosos ao longo da Route 66. Lá você encontra o clássico home-made hambúrguer americano, bem “gordo”, acompanhado de porções gigantescas de batata frita e, logicamente, milk shake. Quando passamos em Flagstaff, no Arizona, nossa base para exploração do Grand Canyon, jantamos por duas vezes no Galaxy Diner, localizado na própria route 66. As fotos falam por si só, mas posso dar meu depoimento de que essa, sem sombra de dúvida, foi a refeição mais calórica da viagem até agora.
Todo bom hamburguer que se presa tem que ter sua fatia de bacon, mas nos sanduíches estaduninenses esse é ingrediente mais que obrigatório... aliás, não só em lanches! Não é raro de encontrar milk shakes e até mesmo sorvetes com bacon (como pode ser visto na foto de abertura desse post)! E não estou falando em quantidades moderadas, só para dar um toque, é bacon "de verdade" mesmo!
 
 
Já que o assunto é hamburguer, fizemos aqui o nosso ranking das principais redes americanas, aquelas onde os yankees fazem boa parte de suas refeições diárias e que nos salvaram a vida ao longo desses mais de 3000 quilômetros rodados pelas estradas do país (obs: não incluímos aí o McDonald's e o Burguer King, já bastante conhecidos no Brasil). Da pior para a melhor:
 
5) Wendy´s : Não tivemos uma experiência muito boa. Carne sem gosto, pouco sabor dos molhos, bacon sem crocância e batata frita que parecia arroz japonês.
 
4) Jack in the Box : Bom sanduíche, porém com carne que devia estar congelada há pelo menos 2 semanas. Verduras em boa quantidade e batata frita Ok.
 
3) Denny´s : Grande variedade de lanches, alguns no prato e boas opções de café da manhã. A especialidade é o bacon, tendo até os bizarros milkshake e sorvete com a iguaria...
 
2) Carls Jr. : Referência para nós quando procurávamos lanche com carne macia e saborosa, sem aspecto de muito tempo congelada. Ótima batata frita.
 
1) In-N-Out : Pouca variedade de lanches, mas todos eles muito bem servidos e caprichados, com carne fresca e aspecto caseiro. Nem parece lanchonete fast-food.
 
 

  
Como eu escrevi no início desse post, é possível encontrar ótimos restaurantes nos E.U.A. Em San Francisco almoçamos frutos do mar muito bem preparados, assim como em San Simeon, ao longo da Hwy 01. Há também diversos restaurantes italianos com ótima culinária... mas não é o "clássico", nem o típico da comida americana... por isso, não nos levem a mal!
 
Quanto às bebidas, pudemos experimentar o que há de melhor no mundo em relação a pinot noir, além de ótimos cabernets, sauvignon blancs, espumantes... tudo isso no aprazível Napa Valley, uma das mecas dos vinhos mundiais. Não vamos entrar em muitos detalhes, já que no post sobre a região já descrevemos bastante sobre lá, mas podemos afirmar que 1 semana é pouco para percorrer as inúmeras vinícolas e degustar tudo que o vale tem a oferecer. E para quem gosta de exagerar, é só contratar um serviço de limusine com motorista, que te acompanha o dia todo, leva para onde quiser e ainda dá risadas das suas piadas de bêbado!
 
 
Para encerrar, não podemos deixar de comentar sobre cervejas. Confesso que nos E.U.A. tomamos muito poucas, já que a cerveja norte-americana do dia a dia não combina muito com nosso gosto. Além de serem bem fraquinhas, a maior parte já é bem conhecida no Brasil e não faria muito sentido ficar analisando Budweiser, Miller e outras tantas por aqui. Claro que há cervejas muito boas por lá, de produtores menores, mais "gourmet", mas a nossa missão é escolher a melhor cerveja popular do mundo, e com certeza nenhuma das norte-americanas vai ganhar este posto... De qualquer modo, essa Blue Moon, que tomamos em Las Vegas, é muito boa! É isso aí, mais uma culinária provada... e muitos quilos a perder nos próximos meses, porque depois dos E.U.A. não dá para pensar em ganhar mais nenhum grama!!
 

Nenhum comentário:

Postar um comentário