domingo, 18 de maio de 2014

Top 10 pratos nacionais típicos


Mais um top 10 culinário! Após a lista dos nossos 10 restaurantes preferidos da viagem, agora vamos com a seleção das maravilhas culinárias tradicionais da viagem, ou seja, os melhores pratos típicos que pudemos provar ao redor dos mais de 30 países que visitamos. Segue a lista em ordem de preferência:

10) Braai (churrasco sul-africano) - África do Sul

O Braai é o churrasco tradicional da África do Sul, composto por uma grande variedade de carnes, que vão da bovina à suína, além de variedades mais exóticas como carne de gazela, springbok e javali. Os cortes normalmente são grosseiros e há uma grande variedade de salsichas bem temperadas. Tão calórico quanto imperdível!




09) Cazuela de mariscos com arroz de coco - Cuba/Belize/Colômbia (países caribenhos)


Prato clássico caribenho, que provamos em Cartagena, Belize e Cuba, é um ensopado de mariscos e frutos do mar, preparado mais ou menos como uma moqueca baiana, com leite de coco e azeite, além de temperos locais. É idealmente acompanhada pelo fantástico arroz de coco com fatias de banana frita. Combinação exótica e deliciosa!





08) Rolinhos primavera do Vietnã - Vietnã


Iguaria mais famosa da culinária vietnamita, os rolinhos primavera locais são diferentes dos similares sino-japoneses. No Vietnã, antes de mais nada, eles não são fritos nem cozidos. Podem ser feitos com camarões, carne de frango ou porco. Têm legumes e temperos em seu interior, além de fiapos de vermicelli de arroz (um tipo mais fino de noodle). Tudo isso enrolado em folhas de arroz. Comida artesanal, que parece arte, e deliciosa!

07) Nasi Goreng com Satay de Frango - Indonésia


Na língua local significa "arroz frito", e é exatamente isso... um belo arroz frito, com especiarias, vegetais e um ovo frito por cima. Normalmente acompanha chips de camarão frito. O Satay de Frango, é um espetinho de frango, temperado com molho agridoce, bem condimentado. É o prato nacional e foi o nosso preferido em nossa passagem por Bali!



06) Moussaka - Grécia


Essa delícia da culinária grega não é novidade para muita gente, mas faz parte da nossa lista por ser uma combinação tão gostosa quanto inusitada de sabores. Carne (geralmente de carneiro), berinjela, queijo, molho bechamel, tomates, canela e outras variações possíveis fazem deste prato uma explosão de sabores e um dos nossos preferidos!






05) Goulash - Hungria


Este prato da tradicional culinária húngara nos acompanhou durante todo nosso percurso de bike por terras húngaras! Era o nosso repositor de energias e fonte de intenso deleite gastronômico. Não é esteticamente um prato bonito, mas este guisado de carne, acompanhado de um bom vinho, é um ótimo estímulo para pedalar 360 Km em 6 dias, afinal, não víamos a hora de chegar no destino e comer nosso goulash!




04) Pad Thai - Tailândia


O mais famoso prato da culinária tailandesa, este noodle frito com ovos, que pode ser acompanhado de vegetais, carne de frango, porco, peixe ou camarões, molho de tamarindo e outros vários temperos orientais é um verdadeiro deleite! Perdemos as contas de quantas vezes ordenamos este prato em nossa viagem, e nunca nos decepcionamos! Simples, barato, prático e delicioso... precisa de mais alguma coisa??


03) Iskender Kebab - Turquia


A culinária turca é riquíssima e deliciosa e poderíamos ter escolhido somente pratos deste país em nosso ranking. Como o objetivo é fazer uma eleição global, escolhemos o que mais nos agradou em nossa passagem por lá! Este kebab é a composto pela famosa carne turca assada em espetos rotativos e fatiada em camadas finas, acompanhada de um delicioso molho, pão pide (o pao turco) e iogurte... Dá salivação só de lembrar!!


02) Bacalhau com Natas - Portugal


 Não tem como não incluir alguma das maravilhas culinárias portuguesas nesta lista, especialmente quando se trata de bacalhau! Qualquer uma das variedades que podemos encontrar por lá são de lamber o prato, mas a que mais comemos e que mais nos conquistou foi o bacalhau com natas. Cremoso e acompanhado de um bom vinho local, é a combinação perfeita!!




01) Ajiaco - Colômbia


O tradicionalíssimo prato da culinária andina colombiana foi a nossa primeira maravilha gastronômica da viagem e permaneceu assim durante os nove meses, não tendo sido superada por nenhum outro na categoria "prato típico nacional". Nada mais é que um ensopado de frango, com batatas, temperos locais, creme de leite, uma espiga de milho e servido com arroz, alcaparras e uma fatia de abacate! Mistura incrível, assim como os sabores; vencedora, sem discussão!


Nenhum comentário:

Postar um comentário