quarta-feira, 30 de janeiro de 2013

Europa lado B... e de bike !!!


E finalmente chegamos ao velho continente (tá, eu sei que Turquia e Grécia também fazem parte da Europa...)!!
Quando fomos escolher quais destinos visitar na Europa, levamos em conta alguns critérios: primeiro, países como Alemanha (que recém visitamos), França, Inglaterra e Portugal, são países que não dependem muito de disposição física para serem visitados, sendo assim, ir agora ou quando tivermos 70 anos, não faz tanta diferença. Segundo, todos eles tem excelente estrutura para turismo e são destinos frequentemente procurados por brasileiros, seja em pacotes turísticos, seja por conta própria...é muito fácil e confortável ir para lá!! Sendo assim, decidimos visitar o "lado B" da Europa, ou seja, países que ainda não são muito conhecidos ou visitados por nós e que ainda não dispoem de uma estrutura muito estabelecida para receber o turista independente, que é o nosso caso. Ainda assim, por conta de questões logísticas (que são chatas demais para colocar aqui), duas "grandes" farão parte do roteiro. Mas a grande "vedete" desta viagem vai ser a parte final : um tour de bike de 7 dias, saindo de Viena até Budapeste!!
Bom, começamos nosso tour dia 03/09 na Itália, precisamente em Roma. A cidade eterna será nossa "base" na Europa, será lá nosso ponto de chegada e partida. Nessa primeira passagem, serão 5 dias. De lá seguiremos para Barcelona, Espanha. Vou confessar que Barcelona não fazia parte do roteiro original, que continha a cidade de Cracóvia, na Polônia. Mais uma vez, por questões logísticas (leia-se, preço de passagens aéreas e tempo de deslocamento entre cidades) a terra de Miró e Gaudí entrou no plano final. E não há do que reclamar! Já estive por lá há 14 anos atrás e sempre tive vontade de retornar... então, aqui vamos nós!!


Agora sim, vamos ao "lado B"! Dia 11/09 partiremos para a Croácia, começando a nossa jornada na nova cidade "da moda" do verão Europeu e que está começando a ser descoberta pelos viajantes tupiniquins : Dubrovnik. Lá ficaremos 6 dias, aproveitando as praias do mar Adriático e ruínas históricas da cidade, que foi um importante centro comercial europeu e sofreu influências das mais diversas civilizações que dominaram os Balcãs nos últimos séculos. De lá seguiremos para outra importante cidade da costa Croata, que é Split, sede do famoso Palácio de Diocleciano. Mais 4 dias por lá e tomamos o rumo de Zagreb, capital e maior cidade do país. Mais 3 dias para descansar e fotografar. Nosso próximo destino é a bela e ainda inexplorada Eslovênia.
Nossa primeira parada é a capital, Liubliana, cidade que, para muitos, rivaliza com Praga e Budapeste como uma das mais belas da Europa. Ali próximo, em um passeio de bate-e-volta, está Bled, símbolo da Eslovênia, é uma pacata cidadezinha em que há um lago cercado por belos bosques com uma pequena ilha no centro, abrigando um castelo... inspirador não? Após 5 dias nessa tranquilidade, dia 26/09 partiremos para a Áustria, mais precisamente, Viena.
Estivemos por lá há pouco tempo e foi um dos pontos altos da nossa viagem. Mas o motivo de repetirmos a dose é outro : nosso tour de bike, saindo de Viena, passando pela Eslováquia e acabando em Budapeste, na Hungria.


A Eurobike é uma empresa austríaca com muitos anos de experiência em cicloviagens pela Europa. Quando conhecemos a empresa e vimos esse passeio, que encaixava perfeitamente em nossa viagem... foi só bater o martelo. Sendo assim, dia 28/09 partiremos montados em nossas magrelas (fornecidas pela empresa) em direção à Eslováquia, para sua capital, Bratislava. O tour é bem organizado, não há grupos, apenas nós dois e os mapas e orientações que serão dadas no briefing da empresa. Não teremos carro de apoio, mas nossas mochilas serão transportadas de hotel em hotel durante toda a viagem...ou seja, nossa preocupação é só pedalar e aproveitar as belas paisagens por todo o caminho. Após alguns dias pelas montanhas e campos da Hungria, no dia 05/10, chegaremos ao nosso destino, a bela Budapeste! Por lá ficaremos até 11/10, quando retornaremos para nossa "base", Roma. Mais dois dias por lá.
Esse vai ser um dos pontos altos da nossa viagem, preparando o espírito e a mente para a reta final, os últimos 50 dias de viagem, que provavelmente serão os mais intensos... África, aqui vamos nós!!

domingo, 27 de janeiro de 2013

Índia, Turquia e Grécia...na transição do oriente para o ocidente!


Após quase 100 dias vivendo no centro da cultura do extremo oriente, começaremos nossa "transição" para o mundo ocidental. A essa altura já estaremos exatamente na metade da nossa jornada e o cansaço e a saudade de casa provavelmente já começarão a pesar.
Pensando nisso e também na dificuldade de fazer o planejamento e logística de viagem em alguns países, decidimos visitar a Índia e a Turquia através de "pacotes turísticos"... Mas calma, não abandonamos nosso espírito aventureiro para ficarmos enfurnados dentro de um ônibus cheio de turistas japoneses, tirando fotos pelas janelinhas e descendo somente nas lojas, para fazer compras!
Existem companhias de turismo na Europa e Austrália que vendem pacotes de turismo de aventura. Ao longo de toda viagem, somos acompanhados por um guia local, normalmente um engenheiro, historiador, dentista, que decidiram, por força da necessidade ou não, trabalhar com o turismo local. Os roteiros também não são só os pontos turísticos básicos. Várias atividades "alternativas" são oferecidas, como trilhas, rafting, passeios de bike e visitas a povoados locais, que as "grandes companhias" não costumam fazer. A hospedagem também é bem variada, desde redes em barcos até casas de família. Já fiz por duas vezes viagens desse tipo (Egito, Jordânia e Marrocos) e recomendo muito para quem não quer ter muito trabalho, mas também quer fugir da mesmice. Recomendo a Imaginative Traveller, empresa sediada na Inglaterra e que tem como representante aqui no Brasil a STB (Students Travel Bureau).
Bom, dito isso, vamos ao roteiro : chegaremos à India em 22/07, o tour começa no dia seguinte. Visitaremos, durante 11 dias, as cidades de Nova Delhi, Agra (Taj Mahal), Jaipur e Varanasi, onde visitaremos o rio Ganges e seus rituais. No dia 02/08 partiremos para a Turquia.
Na Turquia também usaremos os serviços da Imaginative Traveller. Serão 15 dias, fazendo um looping pelo país, com direto a Istambul, ruínas de Tróia, o famoso passeio de balão da Capadócia e as piscinas naturais de Pamukkale. Dia 18/08 partiremos para a Grécia


Para finalizar essa nossa "transição", um dos berços da nossa civilização, a Grécia ! Dessa vez, nada de pacotes, vamos fazer tudo por conta própria e aproveitar para dar uma boa relaxada nas ilhas banhadas pelo mar Egeu. Chegaremos em Atenas no dia 18/08 e lá ficaremos apenas dois dias, partindo para as ilhas logo em seguida. Visitaremos 4, nessa ordem : Tinos, que é a menos turística delas, mas uma ilha grega bem típica e com marcante presença religiosa, abrigando uma das mais belas igrejas ortodoxas do país e centro de peregrinação; Mykonos, a mais famosa e "baladeira"; Naxos, a que tem as mais belas praias e Santorini, nosso ponto final e que é uma síntese de todas elas. De volta a Atenas, ficaremos por lá mais 3 dias, até 03 de setembro, quando partiremos para o nosso outro "berço", Roma!
Metade da viagem completa, transição realizada, agora rumo à reta final da nossa viagem... próximo passo, Europa!



terça-feira, 22 de janeiro de 2013

Não se trata de coragem...

"Se buscas a segurança antes da felicidade, a segunda será o preço que terás que pagar pela primeira". - Richard Bach

segunda-feira, 21 de janeiro de 2013

Primeiros números e curiosidades da viagem


Toda viagem tem seus números : dias de duração, horas de vôo, preços de hospedagem, de passagens aéreas... Mas uma volta ao mundo é quase um tratado matemático!! Preparar a logística dessa viagem não está sendo fácil, e nem imaginei que seria, mas os números que surgiram até agora fizeram-me dar conta que realmente este é um projeto grande!! Para inaugurar o tópico "Curiosidades", seguem aí alguns dados inicias :

- 39 trechos aéreos para cada um, sendo 25 trechos comprados separadamente e 14 pertencentes ao ticket de volta ao mundo (as milhas e horas de vôo ainda não foram calculadas...).
- 90 hotéis
- 32 países já confirmados, em 4 continentes (só a Oceania ficou de fora)
- Mergulhos ou banhos de mar nos oceanos Índico, Pacífico e Atlântico
- 5 Maravilhas do mundo moderno e 1 do mundo antigo. 3 Maravilhas Naturais.
- Transporte em avião, carro, trem, bicicleta, burrico, camelo, elefante, balão, barco, navio, jangada, tuk tuk e, principalmente, a pé
- 23 guias de viagem comprados, 1 mapa mundi, 1 mapa rodoviário, 1 GPS
- 23 idiomas diferentes
- 4 monarquias, 3 ditaduras, 25 repúblicas (entre presidencialistas e parlamentaristas)
- Hinduístas, budistas, cristãos (católicos e protestantes) e muçulmanos serão visitados
- 12 vistos (4 tirados previamente e 8 que serão tirados na fronteira)

Bom, por enquanto é só... Mas, com certeza, novos números surgirão, afinal a viagem ainda nem começou!!

sexta-feira, 11 de janeiro de 2013

Japão, China e Sudeste Asiático em 75 dias!!



Mais uma etapa do roteiro já está definida! Dando sequência à nossa viagem, após uma imersão de 3 semanas no mais autêntico american way of life, seguiremos para um mundo completamente diferente, com várias barreiras culturais, gastronômicas e, principalmente, linguísticas! E é justamente na transposição dessas barreiras que está toda a graça!
Nossa primeira parada será no Japão. Não será uma parada muito longa por dois principais motivos: o limite de validade do nosso visto chinês e o alto custo do turismo por lá! Serão apenas 10 dias, distribuídos entre Tokyo e Kyoto, chegando dia 08/05 e partindo no dia 17/05.
Na sequência vem a China. Inicialmente iríamos percorrer seus milhares de quilômetros, monumentos e paisagens, através de um pacote turístico. Pesavam aí as grandes distâncias a serem percorridas, a barreira linguística (diferentemente do que ocorre no sudeste asiático, na China o inglês ainda não é muito difundido...) e a comodidade de não precisar elaborar roteiro nem logística de viagem... mas a diferença de custos entre a viagem com pacote turístico e a "por conta própria" era tão grande e a liberdade tão maior, que optamos pela segunda alternativa! Serão 15 dias distribuídos entre Pequim, Xi an e Xangai, com direito a muitas mímicas!! Chegaremos dia 17/05 e partiremos 31/05.
A etapa seguinte corresponde a um dos pontos altos da viagem, com uma diversidade enorme de culturas, línguas, monumentos, templos, paisagens e sabores! O Sudeste Asiático é uma das regiões mais encantadoras e diversificadas do mundo, além de ser uma pechincha para nossos bolsos! Em uma viagem como essa é possível ficar em hotéis de 3 a 4 estrelas nunca gastando mais que 40 dólares pela diária de casal (exceto em Singapura - com "S" mesmo, segundo o novo acordo ortográfico).
Começamos pela Tailândia, o país em que mais dias ficaremos ao longo de toda a viagem! Eu (Juliano) já estive nesse país em 2010, mas não consegui visitar todos lugares interessantes, além da vontade de visitar novamente, então... aqui vamos nós! Nosso ponto de partida será Bangkok, a vibrante capital, onde chegaremos em 31 de maio. Ficaremos alguns dias por lá, até partirmos para o norte, especificamente Chiang Mai, capital gastronômica do país e terra das mulheres girafa! De volta a Bangkok para mais alguns dias de exploração e dia 11/06 partiremos para o litoral!



Koh Samui será a primeira parada, para 4 dias de descanso, quando partiremos para Ao Nang para... mais descanso! Lá será nossa base para a exploração de todas as ilhas (Koh Phi Phi, a mais famosa) da região. Lá ficaremos até o dia 21/06, quando seguiremos para Phuket, de onde sai nosso vôo para Singapura (só para lembrar, agora é com "S" mesmo!).
Na cidade-estado mais cara da região ficaremos apenas 3 dias, dia 25/06 partimos para a paradisíaca Bali, na Indonésia !!
A mais famosa ilha do país mais populoso da região é um convite ao descanso, aos esportes de aventura, ao surf, à história... enfim, tudo que você procurar, é capaz de encontrar em Bali. Como o objetivo da nossa viagem é conhecer o mundo como um todo e não cada país em seus pormenores, em Bali vamos ficar na verdade entre o litoral (Kuta e região), curtindo uma praia, e o interior, em Ubud, conhecendo as montanhas e os templos. Quem sabe conhecemos o restante em outra oportunidade, não? Após uma semana de muito sol e mar, dia 02/07 seguiremos para Kuala Lumpur, na Malásia!
Na verdade, Kuala Lumpur só entrou nos planos por ser um centro de conexões de vôos de toda a região e uma ponte para o Camboja... de quebra vamos dar uma subidinha nas torres Petronas...
O Camboja foi um país que me surpreendeu muito quando estive por lá em 2010. Um povo amistoso, boa estrutura para o turismo e um dos maiores templos religiosos do mundo, Angkor Wat! Serão 4 dias muito agradáveis, antecedendo a parte que talvez seja a mais difícil dessa viagem, mas ao mesmo tempo, a mais impressionante : o Vietnã !
Li muitos relatos de viajantes independentes pelo Vietnã e todos foram unânimes, este é o país mais encantador da região! Culinária espetacular, belos templos, praias e paisagens únicas e com um povo alegre... que quer te passar a perna e arrancar algum dinheiro o tempo todo!! A estrutura para o turismo e a língua ainda são barreiras... isso tudo me parece muito com a situação de um país que conheço há 35 anos!!



Chegaremos em Ho chi min (Saigon) dia 06/07 e lá ficaremos até 10/07. De lá partimos, sempre rumo ao norte, para a bucólica praia de Hoi An e, após, para a imperial Hue. A parada final será Hanói, de onde partem os tours para uma das atuais maravilhas da natureza, a baía de Halong, já na divisa com a China. Dia 20/07, retorno para nossa "base" Bangkok.
É isso aí, ufa! Serão 8 países e 75 dias bem intensos, preparando o corpo e alma para a continuação da nossa jornada... rumo à Índia !!