quarta-feira, 15 de maio de 2013

Califórnia parte I : San Francisco e Napa Valley


A Califórnia é um destino que mexe com a imaginação de muita gente. Cenário de 9 a cada 10 filmes produzidos nos Estados Unidos, este estado tem uma variedade de atrações que países inteiros não têm : praias, montanhas nevadas, desertos, florestas, vales repletos de vinícolas, enfim, diversidade para pelo menos uns 2 meses de viagem. Não dispunhamos de tanto tempo (nem dinheiro) para tal, mas circulamos 3 semanas por cenários incríveis, com muitas atrações.

Nosso ponto de partida foi San Francisco. A escolha não poderia ter sido melhor! A cidade tem um clima espetacular; não é grande e impessoal como Los Angeles, nem pequena demais como Oakhurst; as pessoas não estão o tempo todo apressadas e dedicam grande parte do seu tempo ao lazer, sendo muito comum ver muita gente correndo, pedalando ou simplesmente sentados em um banco de praça tomando sol bem no meio do dia! O vento frio e constante que sopra na cidade ajuda a deixar as temperaturas amenas, o que permite caminhar pelas ladeiras sem muito sofrimento. Aliás, o que não falta em San Francisco são ladeiras! Mesmo assim, a melhor maneira de conhecer as principais atrações da cidade é caminhando ou pedalando!
Apesar de ser uma cidade com pouco mais de 800 mil habitantes, o seu centro e principais atrações são facilmente alcançados por quem tem disposição para boas caminhadas. O sistema de transporte público não é muito extenso, mas é eficiente, com uma boa rede de ônibus, uma pequena linha de metrô e o trem urbano que leva ao aeroporto e às cidades vizinhas. Ah, isso sem esquecer dos famigerados "cable cars", tradicionalíssimos, mas que funcionam mais como atração turística que propriamente transporte.

Ficamos hospedados na Union Square, praça bastante central e próxima aos principais centros comerciais e shoppings, com lojas da Nike, Apple, Levis, Macys, enfim... local fácil para encontrar brasileiros. De lá, o roteiro tradicional (a pé, claro) segue pelas ruas de Chinatown, com os tradicionais badulaques orientais pendurados, restaurantes de comida chinesa e lojas de lembrancinhas. Nada muito diferente das outras Chinatowns e Liberdades mundo a fora. Saindo de lá, chegamos na região com as ladeiras mais íngremes, que fazem o cenário clássico de San Francisco, incluindo aí a Lombard street, aquela famosa ruazinha tão íngreme quanto sinuosa. É a região também dos restaurantes italianos e fica bem próximo à região portuária conhecida como Fisherman's wharf, repleta de restaurantes especializados em pescados e frutos do mar.
 
Por falar em área portuária, essa  é outra região espetacular na cidade. Totalmente revitalizada, fica repleta de corredores treinando, ciclistas pedalando e gente zanzando, especialmente no final da tarde. O local mais movimentado é o Pier 39, com um corredor de lojas e restaurantes que atraem uma multidão o dia todo. Lá você ainda pode observar uns elefantes marinhos "tomando uma fresca". No final do porto, seguindo em direção à principal atração da cidade, a ponte Golden Gate, encontramos um dos pontos de partida do Cable Car mais famoso. O cable car nada mais é que um bondinho, na verdade um trolley, que remonta ao início do transporte público na cidade. Você pega uma fila gigantesca, vai mal acomodado, bem lento, mas é uma daquelas coisas que todo mundo fala : "Mas você foi para San Francisco e não andou de cable car?". Andamos, ponto.
 
Mas o grande passeio da cidade é realmente o percurso de bicicleta de San Francisco até a cidade de Tiburón, do outro lado da baía, a 34 km, cruzando a ponte Golden Gate. O segredo é acordar cedo (preferencialmente durante a semana), para não pegar a ponte e o caminho muito lotados, alugar uma bike já próxima à ponte (para evitar as ladeiras e ruas apertadas da cidade) e pedalar. A travessia da ponte é meio tumultuada, já que temos que dividir espaço com bikes indo, vindo e pedestres, mas bem interessante, com um visual que rende belas fotos. Atravessando a ponte, a parada seguinte é Sausalito, pequena cidade da baía, bem charmosa, e repleta de restaurantes. Seguindo, passamos por vários parques e vilas menores até chegar a Tiburón, ponto em que pegamos o ferry de volta a San Francisco. É um passeio de dia inteiro e que consideramos até agora top 05 em toda nossa viagem!
 
A outra atração cobiçada da cidade é o tour pela ilha de Alcatraz. Concebida inicialmente para ser um forte de defesa da baía contra possíveis invasões inimigas, acabou logo se tornando presídio de segurança máxima, tendo recebido como preso mais famoso, Al Capone. O presídio em si, até que está bem conservado, mas não tem nada de impressionante, além da espetacular vista do skyline de San Francisco. O que vale a pena mesmo é o audio-tour (em diversas línguas, inclusive o português) e as curiosidades e histórias contadas, como da quase bem sucedida fuga de presos por um túnel cavado com uma colher!!
 
 
Para encerrar, uma viagem a uma cidade dessas não seria completa sem assistir a um jogo de futebol americano, basquete ou beisebol.
 
 
Futebol americano está fora da temporada. No basquete, San Francisco não tem time, mas o time da vizinha Oakland (o Golden State Warriors) está nos playoffs e o ingresso com preço proibitivo para o nosso orçamento. O negócio foi assistir a um jogo do atual campeão da liga de beisebol, o San Francisco Giants. Já simpatizava com o time anteriormente, então compramos boné e camiseta para torcer... resultado, perderam de 6 a 2. Mas valeu a festa e a experiência! San Francisco nos deixou ótimas impressões e foi muito bom ter começado nossa experiência norte americana por ali, já que ficaram só ótimas impressões. Agora, rumo ao tour californiano, começando pela meca dos vinhos americanos : Napa Valley!

O Napa Valley é a principal região produtora de vinho dos Estados Unidos e uma das mais importantes do mundo, famosa pelos seus pinot noir e cabernet sauvignon de alta qualidade. O clima é bastante propício, com temperaturas moderadas, graças ao vento frio que sopra da baía de San Francisco e à moderada altitude do local. Fica cerca de 1hora e meia de carro de lá. A cidadezinha de Napa é agradável, tem bons restaurantes, mas o grande negócio é mesmo visitar as vinícolas. Existem uma infinidade delas ao longo das estradas que cortam os campos e morros do local. A maioria oferece tours e degustações dos vinhos ali produzidos.
 
Em algumas delas é necessário agendamento prévio, mas na maioria não. Escolhemos duas, uma especializada em pinot noir e cabernet sauvignon, a Artesa, e outra, a Mumm, especializada em produzir espumantes. O tour normalmente dura uns 30 ou 40 minutos e no final é oferecida uma degustação de 3 ou 4 variedades. Na Mumm eles ainda te dão a taça de presente! É um passeio que vale muito a pena, para relaxar, observar belas e calmas paisagens e apreciar um dos melhores vinhos do mundo. De quebra, para quem gosta de compras, existe um Outlet premium bem na entrada da cidade.
 
Esse foi somente um aperitivo do que ainda teríamos pela frente. O Golden State, como é conhecida a Califórnia, ainda nos mostrou muitas outras boas surpresas, é só aguardar o próximo post!
 
 

Nenhum comentário:

Postar um comentário